Política / Justiça
Trama golpista: STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados nesta terça-feira
Primeira Turma analisa denúncia da PGR contra oito réus acusados de planejar golpe para anular eleições de 2022
02/09/2025
07:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) a fase final do julgamento da Ação Penal 2668, que apura a suposta trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados. O processo será conduzido pela Primeira Turma do STF e pode resultar em condenações por crimes como tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
A sessão será aberta pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma.
Em seguida, o relator Alexandre de Moraes apresentará o relatório do caso, um resumo das acusações e elementos da denúncia.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para sustentar a acusação da PGR, que pede a condenação dos oito réus.
Na sequência, cada advogado de defesa terá uma hora para apresentar as sustentações orais.
A expectativa é que parte das defesas seja concluída nesta terça, com continuidade prevista para quarta-feira (3).
2/9 (terça-feira) – 9h às 12h / 14h às 19h
3/9 (quarta-feira) – 9h às 12h
9/9 (terça-feira) – 9h às 12h / 14h às 19h
10/9 (quarta-feira) – 9h às 12h
12/9 (sexta-feira) – 9h às 12h / 14h às 19h
Jair Bolsonaro – ex-presidente, apontado pela PGR como líder da trama golpista, acusado de comandar o plano para se manter no poder após a derrota em 2022.
Walter Souza Braga Netto – ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, único réu preso; segundo delação de Mauro Cid, teria financiado acampamentos e planejado atentado contra o ministro Alexandre de Moraes.
Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa, teria apresentado decreto de estado de defesa redigido por Bolsonaro, que previa criar uma “Comissão de Regularidade Eleitoral” para anular o resultado das urnas.
Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator; participou de reuniões sobre o golpe e trocou mensagens relacionadas ao planejamento.
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça; acusado de dar respaldo jurídico ao plano. Uma minuta de decreto golpista foi encontrada em sua casa em janeiro de 2023.
Augusto Heleno – ex-ministro do GSI; participou de live que difundia ataques ao sistema eleitoral e, segundo a PF, tinha anotações sobre o plano em sua agenda pessoal.
Almir Garnier Santos – ex-comandante da Marinha; segundo a PGR, colocou tropas à disposição em reunião onde foi apresentada a minuta golpista.
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Abin; acusado de disseminar notícias falsas sobre fraude nas eleições. Responde por três crimes, após o STF excluir duas acusações a pedido da Câmara dos Deputados.
Os réus respondem por:
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Tentativa de golpe de Estado
Organização criminosa armada
Dano qualificado
Deterioração de patrimônio tombado
A decisão da Primeira Turma do STF poderá selar o destino político e jurídico de Jair Bolsonaro e de seus principais aliados militares e civis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sicredi atinge 3 mil agências no Brasil e projeta abrir 270 novos pontos em 2025
Leia Mais
PGR pede condenação de Bolsonaro e aliados no STF por tentativa de golpe de Estado
Leia Mais
Filhos de Bolsonaro se manifestam no 1º dia de julgamento no STF
Leia Mais
Mitsubishi Experience abre inscrições para 5ª etapa em Dourados (MS)
Municípios