Política / Governo do Estado
Laurez Moreira nomeia César Hanna Halum para Agricultura e Josué Pereira de Amorim para Procuradoria-Geral do Tocantins
Publicadas no Diário Oficial, nomeações reforçam áreas estratégicas do governo; Halum traz experiência parlamentar e executiva, enquanto Amorim tem longa trajetória na advocacia pública estadual
05/09/2025
13:00
DA REDAÇÃO
Governador em exercício Laurez Moreira nomeou César Hanna Halum como secretário de Estado da Agricultura e Pecuária - Foto: Governo do Tocantins
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), oficializou nessa quinta-feira (4) a nomeação de César Hanna Halum como secretário de Estado da Agricultura e Pecuária e de Josué Pereira de Amorim como procurador-geral do Estado. Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).
Médico-veterinário, Halum chegou a Araguaína em 1980 como servidor da Secretaria da Agricultura do então Estado de Goiás, sendo o primeiro profissional a atuar no combate à febre aftosa na região. No Tocantins, presidiu o Ruraltins (1999-2001) e comandou a Secretaria de Agricultura entre 2019 e 2020.
Também foi secretário de Governo do Tocantins (2021-2022) e ocupou a Secretaria Nacional de Política Agrícola e de Agricultura Familiar no Ministério da Agricultura (2020-2021).
Na vida política, exerceu três mandatos como deputado federal (2011-2019) e dois como deputado estadual (2003-2010), período em que presidiu a Assembleia Legislativa do Tocantins (2005-2006) e a Unale (2008).
Natural de Aparecida do Rio Negro, Josué Amorim integra o quadro de procuradores do Estado desde 1994, quando ingressou por meio do primeiro concurso da instituição. Na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), foi corregedor, subprocurador de Precatórios e de Ações Trabalhistas.
Também presidiu a Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto), atuou como diretor do Centro de Estudos da Anape (Associação Nacional dos Procuradores de Estado) e foi conselheiro seccional da OAB Tocantins. Além da carreira jurídica, possui experiência como professor universitário.
Com as novas nomeações, Laurez Moreira reforça o alto escalão do governo em áreas estratégicas. Além de Halum e Amorim, já foram nomeados:
Luiza Rocha Pinheiro – secretária de Estado da Comunicação;
Ailton Parente Araújo – chefe de Gabinete do Governador;
Coronel Vitor Teles – secretário-chefe da Casa Militar.
As mudanças no primeiro escalão ocorrem em meio ao afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da Operação Fames-19, que investiga suspeitas de desvio de recursos da pandemia.
Ao nomear gestores com sólida experiência técnica e política, Laurez busca garantir estabilidade institucional e fortalecer a condução administrativa do Estado durante o período de transição.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Leia Mais
Ratinho Jr. defende indulto a Bolsonaro e evidencia racha interno no PSD sobre anistia
Leia Mais
Toffoli retira sigilo de depoimentos no inquérito que apura fraudes bilionárias no Banco Master
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Municípios