Palmas / Turismo
Prefeitura de Palmas garante fiscalização sanitária e assistência médica durante Festival Gastronômico de Taquaruçu
Visa realiza vistorias no circuito gastronômico, enquanto USF e ambulância asseguram atendimento de urgência e emergência ao público
05/09/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) está atuando de forma preventiva e integrada para garantir segurança e bem-estar da população durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). Desde a abertura oficial, na quinta-feira (4), a Vigilância Sanitária (Visa) acompanha o evento com fiscalizações, enquanto a rede municipal disponibiliza uma ambulância de suporte avançado e a Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, em regime especial de atendimento.
Os fiscais da Visa vistoriaram estandes e ambulantes no circuito gastronômico, verificando:
Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
Ausência de adornos como anéis e pulseiras;
Condições de refrigeração dos alimentos;
Presença de etiquetas com datas de fabricação e validade;
Higienização adequada de utensílios, panos de prato e superfícies.
As vistorias também se estendem a banheiros, camarins, bebedouros e áreas de coleta de resíduos. Segundo a coordenadora da Visa, Joselita Monteiro, a ação reforça a importância das boas práticas repassadas aos participantes no curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos, realizado em agosto.
Para emergências, a USF Walter Pereira Morato funciona em regime 24 horas durante o fim de semana e na segunda-feira (8). Além disso, uma ambulância equipada e uma equipe de saúde capacitada estão de prontidão no circuito para garantir atendimento imediato em casos de urgência.
A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destacou o caráter indispensável da estratégia:
“Estamos trabalhando continuamente para que seja feita a melhor estratégia, assegurando assistência rápida e eficiente às pessoas que participam do festival.”
O FGT 2025 movimenta milhares de visitantes em Taquaruçu, distrito de Palmas, combinando gastronomia, cultura e turismo. A atuação da Semus garante não apenas o cumprimento das normas sanitárias, mas também a tranquilidade de quem participa do evento, fortalecendo a imagem de Palmas como referência em segurança alimentar e organização de grandes festivais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 85 milhões após ninguém acertar as seis dezenas
Leia Mais
STF determina reabertura da investigação contra Valdemar Costa Neto por suposta participação na tentativa de golpe de Estado
Leia Mais
STF condena réus do núcleo das fake news a até 17 anos de prisão
Leia Mais
Ministro Luiz Fux pede transferência da Primeira para a Segunda Turma do STF
Municípios