Política / Justiça
Marcos do Val afirma ter alertado Fux sobre sanções dos EUA caso não “salvasse Bolsonaro”
Senador diz ter se reunido com o ministro do STF em junho e exibiu supostos e-mails; Corte e Embaixada dos EUA ainda não se manifestaram
10/09/2025
22:45
MTP
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) declarou nesta quarta-feira (10) que teria se reunido com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 4 de junho, e o advertido sobre possíveis sanções internacionais caso não mudasse sua postura em julgamentos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante uma live transmitida enquanto Fux lia seu voto no julgamento da suposta trama golpista, o parlamentar afirmou ter dito ao ministro que ele “está com a missão de salvar Bolsonaro” e que não teria seu visto suspenso pelos Estados Unidos caso passasse a divergir do relator, Alexandre de Moraes.
No julgamento, Fux abriu divergência e votou pela absolvição de Bolsonaro das acusações de organização criminosa e deterioração de patrimônio. O ministro também indicou a inadmissibilidade da ação penal no STF, argumentando que a instância não seria adequada para o caso.
Do Val exibiu na transmissão o que seriam trocas de e-mails com o gabinete de Fux e disse que a reunião foi alinhada com o senador norte-americano Marco Rubio, apresentando o encontro como parte de uma articulação internacional.
Segundo ele, durante viagem aos Estados Unidos em julho, teria discutido o assunto com integrantes do Departamento de Estado, mesmo após ter o passaporte retido por decisão de Moraes. O parlamentar foi alvo de uma operação da Polícia Federal por descumprir a determinação judicial.
“Depois de hoje, Fux está seguindo o que havia sido prometido”, declarou Do Val em sua transmissão.
O portal Metrópoles solicitou posicionamentos oficiais ao Supremo Tribunal Federal e à Embaixada dos Estados Unidos sobre as declarações de Marcos do Val. Até o momento, não houve manifestação pública.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF retoma nesta quinta-feira julgamento que pode condenar ou absolver Bolsonaro por tentativa de golpe
Leia Mais
Julgamento de Bolsonaro: Fux vota pela absolvição do ex-presidente de todos os crimes; placar parcial é 2 a 1 pela condenação
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 11
Leia Mais
De linha dura a voto favorável: Fux muda postura em julgamentos do 8 de Janeiro e absolve Bolsonaro
Municípios