Política Nacional
PSDB anuncia filiação de Ciro Gomes e candidatura ao governo do Ceará em 2026
Ex-ministro retorna ao partido após três décadas e deve disputar o comando do Estado com apoio de Tasso Jereissati
18/10/2025
10:00
DA REDAÇÃO
Ciro Gomes retorna ao PSDB após sair do PDT. — Foto: Thiago Gadelha/SVM
O PSDB confirmou oficialmente a filiação de Ciro Gomes e anunciou que o ex-governador do Ceará será candidato ao governo estadual nas eleições de 2026. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do partido, Ozires Pontes, em vídeo publicado na noite de sexta-feira (17).
No mesmo dia, Ciro entregou sua carta de desfiliação do PDT ao presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, encerrando quase dez anos de militância pedetista.
Segundo Ozires Pontes, a articulação do retorno de Ciro ao PSDB foi conduzida pelo ex-senador Tasso Jereissati, um dos fundadores da legenda e aliado histórico do ex-ministro.
“Em poucos dias ou meses, o próprio Ciro estará anunciando sua candidatura ao governo do Estado do Ceará”, declarou Ozires Pontes no vídeo.
O partido fará um evento oficial de filiação na próxima quarta-feira (22), às 9h30, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza.
Ciro Gomes já foi filiado ao PSDB nos anos 1990, período em que governou o Ceará (1991–1994) e ganhou projeção nacional como um dos líderes da sigla.
A desfiliação de Ciro do PDT ocorre em meio a divergências internas com a direção nacional do partido, especialmente após a legenda decidir apoiar o governo do petista Elmano de Freitas no Ceará.
O movimento foi interpretado por Ciro como uma ruptura ideológica, já que ele vinha se posicionando como voz independente da esquerda, crítica ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Segundo aliados, a saída foi inevitável:
“A permanência dele no PDT se tornou insustentável, principalmente diante da aproximação com o PT no estado”, relatou uma fonte próxima.
Com o retorno ao PSDB, Ciro deve liderar uma frente de oposição ao governo do PT no Ceará, tentando reconstruir o espaço político tucano no estado.
O movimento também tem repercussão nacional, pois recoloca o ex-ministro no centro das articulações de lideranças moderadas que buscam uma alternativa à polarização entre Lula e o bolsonarismo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Michelle Bolsonaro critica líderes evangélicos que se aproximam do Governo Lula
Leia Mais
Descriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar no Brasil
Leia Mais
Ciro Gomes deixa o PDT e estuda filiação ao PSDB ou União Brasil para disputar eleições de 2026
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões neste sábado
Municípios