Política Internacional
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Reunião ocorrerá paralelamente ao encontro ministerial do G7 e deve tratar do tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil
05/11/2025
18:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá um novo encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na próxima semana, no Canadá, durante a reunião ministerial do G7.
“O diálogo segue constante. Temos tido reuniões virtuais entre as equipes técnicas, e, na próxima semana, estarei no Canadá, onde também estará o secretário de Estado. Continuarei mantendo os contatos que venho realizando regularmente com ele”, afirmou Vieira em Belém (PA), onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a COP30, conferência climática da ONU.
O governo brasileiro espera que, em breve, aconteça uma reunião mais ampla de negociação com a presença de Vieira, do ministro da Fazenda Fernando Haddad e do vice-presidente Geraldo Alckmin. A expectativa é de que o encontro ocorra ainda neste mês, embora não haja data definida.
As conversas são uma continuidade das tratativas iniciadas após o encontro entre Lula e o presidente norte-americano Donald Trump, em Kuala Lumpur (Malásia), no mês passado. Na ocasião, os dois chefes de Estado se comprometeram a avançar nas negociações após Trump impor tarifas de 50% sobre diversas importações brasileiras.
Em entrevista à Reuters e outras agências internacionais na última terça-feira (4), Lula afirmou que pretende enviar seus negociadores a Washington nos próximos dias e que, se não houver progresso até o fim da COP30, ligará diretamente para Trump para acelerar o processo.
Questionado sobre a possibilidade de o tema Venezuela entrar na pauta com Marco Rubio, Vieira respondeu que as conversas têm se restringido às questões comerciais.
O chanceler também confirmou a participação de Lula na Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia, marcada para os dias 9 e 10 de novembro. O encontro, segundo ele, deve reforçar uma mensagem de solidariedade à Venezuela e reafirmar o compromisso da América Latina como região de paz, especialmente após os recentes ataques militares norte-americanos no Caribe, perto da costa venezuelana, sob a justificativa de combate ao narcotráfico.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena, concurso 2.954: confira o resultado do sorteio deste sábado
Leia Mais
Citado em apurações da PF, Lulinha retorna ao Brasil para festas de fim de ano
Leia Mais
Intervenção na Venezuela seria “catástrofe humanitária”, alerta Lula em discurso no Mercosul
Leia Mais
Lula defende cooperação sul-americana contra o crime organizado e propõe pacto regional no Mercosul
Municípios