Política Internacional
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Reunião ocorrerá paralelamente ao encontro ministerial do G7 e deve tratar do tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil
05/11/2025
18:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá um novo encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na próxima semana, no Canadá, durante a reunião ministerial do G7.
“O diálogo segue constante. Temos tido reuniões virtuais entre as equipes técnicas, e, na próxima semana, estarei no Canadá, onde também estará o secretário de Estado. Continuarei mantendo os contatos que venho realizando regularmente com ele”, afirmou Vieira em Belém (PA), onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a COP30, conferência climática da ONU.
O governo brasileiro espera que, em breve, aconteça uma reunião mais ampla de negociação com a presença de Vieira, do ministro da Fazenda Fernando Haddad e do vice-presidente Geraldo Alckmin. A expectativa é de que o encontro ocorra ainda neste mês, embora não haja data definida.
As conversas são uma continuidade das tratativas iniciadas após o encontro entre Lula e o presidente norte-americano Donald Trump, em Kuala Lumpur (Malásia), no mês passado. Na ocasião, os dois chefes de Estado se comprometeram a avançar nas negociações após Trump impor tarifas de 50% sobre diversas importações brasileiras.
Em entrevista à Reuters e outras agências internacionais na última terça-feira (4), Lula afirmou que pretende enviar seus negociadores a Washington nos próximos dias e que, se não houver progresso até o fim da COP30, ligará diretamente para Trump para acelerar o processo.
Questionado sobre a possibilidade de o tema Venezuela entrar na pauta com Marco Rubio, Vieira respondeu que as conversas têm se restringido às questões comerciais.
O chanceler também confirmou a participação de Lula na Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia, marcada para os dias 9 e 10 de novembro. O encontro, segundo ele, deve reforçar uma mensagem de solidariedade à Venezuela e reafirmar o compromisso da América Latina como região de paz, especialmente após os recentes ataques militares norte-americanos no Caribe, perto da costa venezuelana, sob a justificativa de combate ao narcotráfico.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano, dentro do esperado pelo mercado
Leia Mais
Ives Gandra: 90 anos de legado celebrados na Sala São Paulo
Municípios