Previdência Social
INSS torna cadastro biométrico obrigatório para novos benefícios a partir de novembro
Mudança busca reduzir fraudes e modernizar o sistema; beneficiários atuais não precisam tomar nenhuma medida imediata
21/11/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A partir de 21 de novembro, todos os novos pedidos de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passarão a exigir comprovação biométrica, em uma iniciativa do governo federal para prevenir fraudes e modernizar os sistemas de identificação. A medida não afeta quem já recebe aposentadoria, pensão ou auxílios — estes não terão pagamentos bloqueados e não precisam regularizar nada agora.
Segundo o INSS, a biometria será implementada de forma gradual para os demais segurados, sempre com aviso prévio individual caso haja necessidade de atualização.
O INSS afirma que o objetivo é garantir que os recursos públicos “cheguem a quem realmente tem direito”. A biometria utilizada deve ser a da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá progressivamente outros documentos.
O cidadão que já possui biometria registrada na CIN, CNH ou título de eleitor poderá solicitar benefícios normalmente durante a fase de transição.
A regulamentação prevê exceções enquanto o poder público não oferecer alternativas seguras. Estão dispensados:
Pessoas com mais de 80 anos;
Pessoas com dificuldade de locomoção por motivo de saúde, mediante comprovação;
Moradores de áreas de difícil acesso, como comunidades atendidas pelo PREVBarco;
Migrantes em situação de refúgio e apátridas;
Brasileiros residentes no exterior.
Quem solicitar salário-maternidade;
Quem solicitar benefício por incapacidade temporária;
Quem solicitar pensão por morte.
Qualquer novo pedido ao INSS exige cadastro biométrico.
Aceitas as biometrias da CIN, CNH ou Título de Eleitor.
Quem não possuir biometria em nenhum dos documentos aceitos deverá emitir a CIN para prosseguir com o pedido.
Para quem já tem biometria, nada muda.
A CIN passa a ser o único documento válido com biometria para requerimentos e manutenções de benefícios.
Sistema de identificação será unificado e simplificado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Açafrão pode atuar como antidepressivo natural e ainda melhorar a função sexual, apontam estudos
Leia Mais
Moraes decreta prisão de Alexandre Ramagem; deputado teria deixado o Brasil clandestinamente em setembro
Leia Mais
Enem 2025: termina hoje o prazo para solicitar reaplicação das provas
Leia Mais
Sicredi é destaque nacional no Ranking 100 Open Startups 2025 e lidera categoria de Serviços Financeiros
Municípios