Os alunos da 1ª série do ensino médio participaram de uma viagem cultural e visitaram o Palácio Araguaia, o Palacinho e o Memorial Coluna Prestes
|
Estudantes conhecem pontos turísticos e setores administrativos de Palmas ©Katriel Bernandes |
Como forma de valorizar e motivar uma turma de estudantes da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, de Barrolândia, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) preparou um roteiro de atividades diferenciadas. Os alunos estão visitando Palmas nesta quinta-feira, 28, e participaram, na Seduc, de uma dinâmica sobre emoções, autoconfiança e a importância da família e da escola.
Os estudantes conheceram os setores da Pasta e suas especificações como o setor de Assessoria de Currículo, de Projetos, da Educação Básica e da Gestão Escolar. A coordenadora pedagógica, Cananeia de Sousa Silveira, explicou que a visita foi significativa até para a equipe pedagógica da escola, que conheceu a engrenagem do processo educacional, que inicia na Seduc e vai até a escola. “É muito importante que os nossos estudantes conheçam esses setores da Educação, um conhecimento fundamental para entender as políticas públicas”, explicou.
A diretora da escola, Maria de Fátima Silva Cardoso, disse que essa ação de trazer os estudantes para um passeio cultural em Palmas é uma forma de valorizar os alunos. “Gostaria muito de agradecer todo o apoio que recebemos”, afirmou.
Da Seduc, os estudantes foram visitar o Palácio Araguaia, o Palacinho e o Memorial Coluna Prestes. Eles vão almoçar na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso e, no período da tarde, participam de atividades culturais.
|
©Katriel Bernandes |
Os estudantes foram recebidos na Seduc pela equipe do professor Leandro de Souza Vieira, diretor de Gestão da Educação Básica, que coordenou as atividades e o roteiro de visitas. “Estamos trabalhando com a Escola Jovem em Ação, uma escola que promove a reflexão sobre os sonhos e o projeto de vida dos estudantes. É uma escola que está mais próxima dos estudantes”, enfatizou. Leandro coordenou as dinâmicas e transmitiu a seguinte mensagem. “Precisamos trabalhar as nossas emoções, aprendermos a buscar refúgios”, contou.
A estudante Samira Alves, de 15 anos, disse que ficou encantada com tudo que está aprendendo nessa viagem cultural. “O conhecimento que estamos adquirindo, iremos compartilhar com os colegas e familiares. Nessas visitas, estamos vendo conteúdos de história, de geografia. Está sendo uma grande aprendizagem”, ressaltou.
O estudante Samuel Bezerra Pires, 16 anos, representou a turma fazendo um discurso de agradecimento. “Somos alunos curiosos, vamos absorver tudo o que estamos aprendendo, é algo que nos ajudará para a nossa formação. Agradeço a todos que nos ajudaram a realizar essa aula diferenciada, está sendo muito importante para nós”, finalizou.
|
©Katriel Bernandes |
Por: Josélia de Lima/Governo do Tocantins