Palmas (TO), Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2025

Ex-secretário do governo Gaguim é preso pela Polícia Federal

15/04/2019

15:15

TN

Joaquim Parente Júnior é investigado por participação em fraudes no programa Projovem. Ele também foi denunciado por outros crimes supostamente ocorridos durante o governo Sandoval Cardoso.


Ex-secretário da Juventude foi preso pela Polícia Federal — Foto: Reprodução/Instagram
O ex-secretário estadual da juventude do governo Carlos Gaguim (DEM), Joaquim Parente Júnior, foi preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (15). Ele é investigado por ter supostamente fraudado licitações do programa Projovem, do Governo Federal, no estado enquanto esteve a frente da pasta, entre 2009 e 2010.

Segundo a PF, o esquema gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil. Uma empresa teria sido contratada irregularmente e recebido por serviços não realizados durante o projeto. O obetivo do programa era reinserir jovens que tiveram que abandonar os estudos no sistema educacional.

A Justiça Federal decidiu manter a prisão provisória de Joaquim Parente Júnior na audiência de custódia, durante a tarde desta segunda. Uma das acusações é de que o ex-secretário tentou coagir testemunhas durante a investigação.

Esta é a segunda vez que Parente é alvo da PF. Durante a Operação Ápia ele foi denunciado por não repassar dinheiro cobrado dos servidores públicos para o pagamento de consignados aos bancos. Este caso foi durante a gestão dele na Secretaria da Fazenda, no governo de Sandoval Cardoso.

O G1 tentou contato com a defesa do ex-secretário, mas as ligações não foram atendidas. Ao Jornal do Tocantins, o advogado de defesa de Joaquim Parente Júnior disse que não iria se manifestar.

Em nota, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disse que a investigação é sobre um programa desenvolvido no Tocantins em gestões anteriores. "Ainda assim, a Seduc se coloca à disposição da Justiça no sentido do colaborar para que os fatos sejam elucidados", disse a assessoria da pasta.

A operação recebeu o nome de Krank e se refere ao personagem principal do filme “Ladrão de Sonhos”. Também foram realizadas buscas em um endereço em Paraíso do Tocantins. 
Por G1 Tocantins  


Imprimir

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: