Palmas (TO), Sábado, 20 de Abril de 2024

Sebrae realiza II Seminário: Peixe: Um Cardume de Oportunidades, em Brejinho de Nazaré

26/09/2018

15:24

TN

O objetivo do evento é divulgar possibilidades de transformação do potencial da piscicultura em negócios.


Nesta quinta-feira, 27, a partir das 9 horas, o Sebrae e seus parceiros promovem mais um Seminário Regional em Brejinho de Nazaré. O evento oportuniza o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, com a construção de espaços participativos de articulação, negociação e definição de políticas públicas. Além da apresentação de casos de sucesso relacionados a criação de peixes, o seminário contará com a participação de especialistas como o ex-chefe da Embrapa no Tocantins Carlos Magno, expert em piscicultura e Ruy Façanário, expert em pesca esportiva, entre outros palestrantes ligados ao tema.

Para o gerente regional do Sebrae em Porto Nacional, Rogério Maracaípe, o seminário também é uma oportunidade de melhorar a renda e a qualidade de vida nas comunidades de pescadores. “ Com os conhecimentos adquiridos nesse seminário, as associações e colônias de pescadores poderão dimensionar melhor os seus recursos pesqueiros, planejar as suas atividades, acompanhar melhor as variações da pesca ao longo dos anos e até pleitear financiamentos e subsídios junto ao Governo”, justificou.

“Eventos como este reforçam a contribuição do Sebrae para o desenvolvimento regional. Vamos reunir especialistas para explicar que criação de peixes é um bom negócio, destacar a importância da piscicultura para a segurança alimentar e reforçar o crescimento da demanda por peixes em nosso país e no Tocantins”, explicou Omar Hennemann, superintendente do Sebrae Tocantins. 

São parceiros do Sebrae Tocantins na realização do evento, a Prefeitura de Brejinho de Nazaré, Ruraltins, Embrapa, Colônias e Associações de Pescadores e Aquicultores, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), CI Lago (Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins), Bonutt Fish, Pescados Piracema, Piscicultura AQUABEL e Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP).

Dados

O Tocantins possui um parque aquícola instalado em um trecho do Lago da Usina Luís Eduardo Magalhães com 21 áreas de 0,3 hectares cada. São 42 tanques redes e 26 produtores ativos. Em 2017, foram produzidas cerca de 7,5 toneladas de peixes.

Programação

09:00 horas – Abertura do Seminário

09:30 horas – palestra com Adenieux R. Santana (SEPLAN – Governo Estadual), “Produto bom, Negocio Certo Oportunidades do Mercado”

10:00 horas – palestra com Cássia Bento Sobreira (Ruraltins), “Associativismo: Um velho e moderno jeito de empreender”

10:30 horas – palestra com Dyego Santana Reis (Ruraltins), “Como Implantar a Aquicultura de forma legal”

11:00 horas – palestra com Andrey Costa (Ruraltins), “Produção de peixe em tanque rede”

11:30 horas – palestra com Marinalva Pereira de Assis (Associação Bom Peixe), “Caso de Sucesso”

12:00 horas – Almoço: delícias do Peixe, patrocinado pela Bonnut Fish, AQUABEL E Pescados Piracema

13:30 horas – palestra com Ricardo Neukirchner, “AQUABEL – quem somos”

14:00 horas – palestra com Carlos Magno (Expert em piscicultura), “Peixe: Um grande negócio”

14:45 horas – palestra com Alexandre Aires de Freitas (Chefe-Geral da Embrapa), “Sisteminha da Embrapa, para comer e aumentar a renda”

15:30 horas – palestra com Alysson Soares da Rocha (IFTO), “Novas opções de produção”

16:00 horas – palestra com Ruy Façanário (Expert em Pesca esportiva), “O fantástico mundo da pesca esportiva no Brasil e no Tocantins”

16:30 horas – Visita técnica parque aquícola de brejinho, Barco Escola Embarcações.




ASSECOM

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: