Projeto Germinar leva prática ecológica e produz alimentos nas escolas da rede municipal
Além de reforçar a merenda escolar, atividade será aproveitada como eixo pedagógico; lançamento acontece nesta quinta-feira, 02, na ETI Almirante Tamandaré
01/09/2021
09:00
SECOM
©DIVULGAÇÃO
Com lançamento previsto para as 16 horas desta quinta-feira, 02, na ETI Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132 (1306 Sul), em Palmas, o Projeto Germinar é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para levar a prática agrícola e a produção de alimentos a todas as unidades da rede municipal de ensino.
Considerado uma versão aprimorada do projeto Roça nas Escolas, o Germinar traz como novidades a produção de pão de queijo, cultivo de flores tropicais, piscicultura, criação de galinhas e implementação de pomares frutíferos. Além de reforçar a merenda escolar com alimentos frescos e produzidos com técnicas agroecológicas, a atividade será aproveitada como eixo pedagógico, adaptando as práticas à formação das crianças. A equipe técnica que prestava assistência a três escolas-pólo de produção dará suporte à implantação das hortas iniciais em todas as unidades participantes.
Três unidades foram escolhidas como pólos de produção por terem espaço físico e colaborador disponível para a atividade, plano de trabalho incluindo atividades pedagógicas e estruturas permanentes. Na ETI Fidêncio Bogo será implantado o pólo de panificação, na ETI Aprígio Thomas de Matos o pólo de produção de ovos e na Escola Municipal Lúcia Sales o plantio de mandioca e demais cultivares de ciclo médio. Toda a produção será distribuída de forma escalonada às demais unidades.
O projeto
A implantação do Projeto Germinar parte da premissa que a redução de áreas verdes devido ao processo de urbanização reduz as oportunidades de contato das crianças e adolescentes com elementos bióticos da natureza, da qual fazem parte. As práticas possíveis com o projeto estimulam a conscientização e sensibilização perante a necessidade de preservação e recuperação do meio ambiente, além de disseminar conhecimento pertinente à alimentação saudável e educação ambiental. O resultado incrementará a merenda escolar nas escolas da rede municipal.
A secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, avalia que o projeto tem a capacidade de desenvolver a consciência e responsabilidade dos cidadãos em formação para com o meio ambiente e ainda promover a responsabilidade social e habilidades de trabalho em grupo. “Estamos inovando um projeto que já apresentava bons resultados em termos de produção de alimentos saudáveis para a merenda. Queremos aproveitar todas as suas potencialidades, inclusive didáticas”, ressalta.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios