Bolsonaro: Esperemos 'bom senso do STF' para não 'entregar o Brasil para o índio'
A tese do marco temporal pode estabelecer a promulgação da Constituição como um divisor de águas para a demarcação de terras indígenas
03/09/2021
09:45
G1
©DIVULGAÇÃO
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 2, esperar que algum ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) peça vistas sobre a questão do marco temporal e "sente em cima do processo".
"A gente espera bom senso do STF, ou a gente vai entregar o Brasil para o índio", declarou o chefe do Executivo em transmissão ao vivo nas redes sociais, ressaltando que uma decisão contrária ao marco temporal tem o potencial de "acabar com o agronegócio".
A tese do marco temporal pode estabelecer a promulgação da Constituição como um divisor de águas para a demarcação de terras indígenas. Se a questão for considerada válida pelo Supremo, as tribos originárias terão de provar que estavam nas terras demandadas na data da promulgação da Carta Magna - 5 de outubro de 1988 -, o que especialistas consideram um desafio por vezes insuperável e prejudicial aos indígenas.
PGR
Considerado um aliado do Palácio do Planalto, o procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou nesta quinta-feira uma manifestação contrária ao marco temporal e apontou para possíveis violações de direitos humanos, caso a tese ganhe o aval do STF.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Interrogatório de Bolsonaro e outros réus por plano golpista será realizado em sala adaptada no STF
Leia Mais
Enem 2025: inscrições encerram nesta sexta-feira; prazo termina às 22h59 no MS
Leia Mais
Confira seu astral para esta sexta-feira, 6
Leia Mais
Jeffrey Epstein: quem foi, os crimes cometidos e por que voltou ao centro da polêmica entre Trump e Elon Musk
Municípios