Orienta Naturatins participa do Programa Avança Turismo em Aurora do Tocantins
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento do turismo da região
17/09/2021
12:05
ANA ELISA MARTINS
Naturatins leva orientações sobre a nova normativa para licenciamento de atrativos naturais especiais em Aurora do Tocantins ©FERNANDO ALVES
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza o Orienta Naturatins no município de Aurora do Tocantins, nos dias 21 e 22 de setembro, por meio da Programa Avança Turismo realizado pelo Governo do Tocantins, através da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e entidades ligadas ao trade turístico. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento e a geração de renda da região por meio do turismo.
Na ação, o Naturatins irá realizar atendimentos sobre a nova instrução normativa n° 113/2021 para licenciamento de atrativos naturais especiais. Além disso, o Instituto também tirará dúvidas sobre os demais serviços prestados como licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, Felipe Pimpão, destaca a importância do Orienta Naturatins estar presente no evento, “essa região está em amplo crescimento turístico, então nada mais importante do que presença do órgão ambiental no local para poder orientar novos empreendedores, novos chacareiros e novos atrativos a serem licenciados e a iniciarem suas atividades já dentro das exigências da legislação”.
Sobre a normativa de licenciamento de Atrativos Naturais Especiais
A Portaria/Naturatins n° 113/2021 disciplina os procedimentos para o licenciamento ambiental de atrativos naturais no Tocantins, conforme as características das atividades ou empreendimentos em função do porte e potencial poluidor/degradador.
Atrativos Naturais Especiais estão relacionados às atividades de ecoturismo, turismo rural e turismo de aventura, localizados em ambientes sensíveis e de relevância ecológica, tais como lagoas, cachoeiras, mirantes, dunas, cânions e surgências hídricas (fervedouros). Dentre as possibilidades de atividades promovidas nesses locais, estão as trilhas ecológicas, prática de rapel, ancoragem, boia cross, rafting e visitação em cavernas e ambientes naturais que não possuam estruturas permanentes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Meta e TikTok retiram do ar fake news sobre Lula e Janja na Rússia após ação da AGU
Leia Mais
CBF recorre ao STF para manter Ednaldo Rodrigues na presidência e evitar sanções da Fifa
Leia Mais
Com trajetória no Tribunal do Júri, criminalista lança teoria que aponta falência da moral, vergonha e medo como origem da violência
Leia Mais
Dr. Joabs Sobrinho: a voz jurídica das vítimas em casos emblemáticos no Brasil e no exterior
Municípios