Condutores de embarcações poderão renovar habilitação no Município
Profissionais da Marinha farão atualização das CIR (Carteira de Inscrição e Registro) e CHA (Carteira de Habilitação de Amadores) de 26 a 29 de janeiro na cidade
17/01/2022
09:00
ASSECOM
Servidores e militares farão a capacitação para obterem o documento que habilita a condução de embarcações públicas
Araguaína receberá no próximo dia 26 a capacitação da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, da Marinha do Brasil. O Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público é necessário para obtenção o documento que habilita na condução de embarcações públicas.
Servidores que atuam na Secretaria do Meio Ambiente de Araguaína, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Ambiental vão participar da capacitação. Os condutores da cidade também poderão atualizar as CIR (Carteira de Inscrição e Registro) e CHA (Carteira de Habilitação de Amadores), levando apenas a documentação durante a realização do curso.
”Esse curso será fundamental para capacitar os nossos servidores na condução de navegações durante as fiscalizações nos lagos e rios, pois estávamos terceirizando a condução ou fazendo parcerias com outras secretarias que possuíam o documento”, afirmou a secretária do Meio Ambiente, Fernanda Ribeiro.
Com cerca de 30 horas de duração, as aulas teóricas e práticas vão ser realizadas do dia 26 a 29 de janeiro, no período matutino e vespertino, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
“Vamos ensinar a parte da condução da embarcação, regras de navegação, sobrevivência. Os servidores vão sair habilitados para conduzir com segurança as embarcações. Após a conclusão do curso, os alunos poderão por requerimento, de forma individual solicitar a Carteira de Habilitação de Amador, sem a necessidade de fazer uma escola Náutica”, explica o sargento Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, João Oliveira.
Como solicitar a renovação
A comunidade pode solicitar a renovação dos documentos de habilitação sem a necessidade de se deslocar para Palmas. Para isso, é preciso ir até o auditório do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar) com a habilitação original, cópias dos documentos pessoais (CPF, RG), comprovante de endereço, atestado médico e uma foto. A relação completa dos documentos está disponível no site: www.marinha.mil.br/dpc , assim como a Guia para Pagamento.
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