Palmas (TO), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

GOVERNO DO ESTADO

Seduc formaliza parceria com Prefeitura de Peixe e libera recursos para reforma de escola municipal

Assinatura de termo de cooperação técnica visa melhorar a infraestrutura da Escola Municipal Herculano de Queiroz, localizada na zona rural

09/06/2022

08:00

SECOM

CRISTIANO VIANA

Cerimônia de assinatura ocorreu na Câmara Municipal e Peixe ©Marcio Vieira/Governo do Estado 

Nesta quarta-feira, 8, representantes do Governo do Tocantins e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram no município de Peixe para a assinatura do termo de cessão do espaço físico da Escola Municipal Herculano de Queiroz, onde funciona a extensão do Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Alano.

Na ocasião, foi assinado também o termo de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Tocantins (por meio da Seduc) e a Prefeitura de Peixe, destinado à liberação de recursos que serão usados na obra de manutenção e melhorias na infraestrutura da unidade escolar municipal que atende alunos da rede estadual de ensino. 

Desde 2010, o Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Alano conta com uma extensão para alunos da zona rural que residem no povoado Vila de São Miguel. Entretanto, somente agora a parceria foi oficializada com o acordo de cooperação técnica, que prevê o repasse de 50% do valor necessário para uma ampla reforma. O Governo do Tocantins liberou por meio da assinatura mais de R$ 372 mil, com repasse imediato. 

O governador Wanderlei Barbosa reafirmou a importância de se investir na parte física das escolas, mas também enfatizou os investimentos feitos pelo Estado na gestão de pessoas. "Não faremos uma boa Educação somente com escolas bonitas, salas climatizadas, carteiras novas, porém, com servidores desmotivados. Por esse motivo efetuamos os pagamentos dos direitos que vinham sendo negados aos profissionais da Educação", lembrou.

Segundo o secretário da Educação, Fábio Vaz, a formalização da parceria com a Prefeitura de Peixe e o investimento que está sendo feito na escola municipal é uma questão de justiça social. O chefe da pasta destacou que "com o termo de cooperação técnica o Governo do Tocantins poderá aplicar mais recursos na unidade, uma vez que o espaço é compartilhado por alunos do Estado e do município”. 

Colégio Dom Alano

O Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Alano possui 330 estudantes matriculados no ensino médico regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A extensão em funcionamento na Escola Municipal Herculano de Queiroz conta com 14 servidores da rede estadual de ensino e são atendidos 85 alunos.

A unidade estadual foi transformada em cívico-militar em setembro de 2021, tendo recebido a primeira certificação pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira, dia 7, na XVI Capacitação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, ocorrida em Brasília-DF. 

O diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Dom Alano, Antonino Gonçalves Ferreira, comemorou a conquista e disse que, a partir desse reconhecimento do MEC, "temos a expectativa de receber em torno de R$ 1,2 milhão dos cofres federais para investimento na escola”.

Antonino Gonçalves Ferreira, diretor do Colégio Cívico-Militar Dom Alano


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: