Palmas (TO), Terça-feira, 23 de Abril de 2024

ARAGUAÍNA| Prefeitura sinaliza área de drenagem e alerta moradores do Setor Ana Maria

05/05/2021

09:05

TN

Risco de acidentes é maior com crianças, que têm aproveitado para se divertir no canal de drenagem durante as chuvas. Local foi cercado e recebeu placas de advertência

Local não é adequado para o banho, pois oferece risco de afogamento ou queda ©Marcos Sandes
Com a conclusão do canal de drenagem do Setor Ana Maria, a equipe da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) alerta para o risco de crianças que descem ao local, principalmente durante as chuvas, para tomar banho na enxurrada que escoa pelo canal.

O canal é construído com muros de gabiões, que são como gaiolas metálicas, produzidas com aço galvanizado e recebe todo o volume de água das chuvas de mais de 4,7 km de canalização implantados no setor Ana Maria e bairros vizinhos, como o Morada do Sol.

“As crianças estão com mais tempo livre, algumas sem aulas presenciais por causa da pandemia, por isso têm buscado formas de se distrair. É importante alertar às famílias, para que a diversão não se torne uma tragédia”, afirmou Simone Maciel, engenheira ambiental da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), supervisora do Águas de Araguaína.

Ações preventivas

Para prevenir os riscos, no acesso ao local foram implantadas tela e placas de advertência. Além disso, a equipe está realizando um trabalho de conscientização, visitando os moradores das imediações do canal e alertando sobre os riscos, inclusive com veiculação de campanha educativa em rádio.

“A gente sente mais segurança assim com a tela, principalmente para evitar que alguém que não conhece a região pense que aqui é um desvio e vá parar no canal”, comentou Genilson Braz, vizinho da obra.

Riscos

O canal de drenagem não é adequado para banho, pois oferece riscos como o de afogamento ou queda. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os afogamentos são a segunda maior causa de morte e a sétima maior causa de hospitalização de crianças e adolescentes com até 14 anos. Em 2020, foram 230 mortes por afogamento nesta faixa etária.

O afogamento pode ocorrer em um breve momento. O canal, por receber um grande fluxo de água durante uma chuva intensa, pode ser o cenário ideal para acidentes graves.

“A prevenção é a atitude mais recomendada. Pedimos aos pais e responsáveis por crianças que morem naquela região, que não permitam que seus filhos brinquem no canal de drenagem”, ressalta Simone.

Projeto Águas de Araguaína

As obras de drenagem do Setor Ana Maria fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF), com macrodrenagem dos córregos Neblina, Canindé e outros.

O projeto prevê a implantação da Via Norte, execução de obras de infraestrutura em vários setores, como o Morada do Sol, Jardim Vitória e Tocantins e ainda a implantação dos parques Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel.
Equipe técnica está realizando visitas aos moradores da região, orientando e alertando para o risco

Canal de drenagem recebe todo o volume de água das chuvas de mais de 4,7 km de canalização implantados no Setor Ana Maria e bairros vizinhos



Por: Mara Santos

***

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: