GOVERNO DO ESTADO
Governo do Tocantins realiza Encontro de Alinhamento sobre Plano de Convivência Familiar e Comunitária
Importância da convivência familiar e comunitária para a criança e o adolescente está reconhecida na Constituição Federal e no ECA
27/10/2022
15:00
ELIANE TENÓRIO
©DIVULGAÇÃO
Com proposta de nivelar a compreensão conceitual e aprofundar o diálogo sobre o Plano Estadual Decenal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promoveu na manhã desta quinta-feira, 27, o "Encontro de Alinhamento sobre a Convivência Familiar e Comunitária no Tocantins”. O evento é voltado para toda a Rede de proteção à criança e aos adolescentes.
Programação
No encontro teve apresentação dos representantes do Comitê Intersetorial de elaboração do Plano de Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes, diálogos sobre o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e seus eixos e a metodologia do processo de elaboração do referido plano estadual, a ser construído de forma democrática e participativa.
A secretária executiva da Setas, Simone Brito, demarcou o contexto de elaboração do plano, a importância do momento de alinhamento para iniciá-lo e deu visibilidade para a equipe intersetorial responsável pela condução do processo de elaboração do Plano. "É um momento importante em que estamos nivelando a compreensão conceitual e aprofundando o diálogo sobre o direito à convivência familiar e comunitária para a construção do Plano Estadual Decenal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. A Setas tem a responsabilidade de conduzir esse processo, mas este é um compromisso solidário e compartilhado com os órgãos do poder público e do poder executivo estadual, das entidades da sociedade civil e de crianças e adolescentes”, destacou a secretária.
Participaram do encontro, integrantes do Comitê intersetorial de elaboração do Plano e demais atores que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, equipe técnica da Setas, representantes de Conselhos, de adolescentes e da sociedade civil organizada.
A representante do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Glória de Ivone), Monica Brito, ressaltou a importância do direito à convivência familiar e comunitária. "É importante fortalecer a família, na sua concepção mais diversa. A família deve ser vista como alvo do fortalecimento para cuidar de seus filhos. Não há lógica de tirar crianças e adolescentes do meio da família para institucionalizar ou para colocar em outro qualquer sistema de acolhimento", disse ela.
Plano Estadual Decenal
O Plano Estadual Decenal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária tem como premissa a construção de uma política intersetorial de estado que perpassa gestões e se mantenha com objetivo de incidir e contribuir para transformação da realidade de crianças e adolescentes. O documento será tomado como guia para construção programas e ações de promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária no estado do Tocantins pelos próximos 10 anos.
Componentes do Comitê
Secretarias: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; Secretaria da Cidadania e Justiça; Secretaria da Educação; Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Secretaria da Saúde; Secretaria de Segurança Pública; Secretaria do Planejamento e Orçamento e Secretaria dos Esportes e Juventude.
Sociedade Civil Organizada: Ação Social Arquidiocesana - ASAP; Associação Tocantinense de Conselhos Tutelares - ATCT; Associação Tocantinense de Municípios - ATM; Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca/TO); Enegrecer; Fórum Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente - Fórum DCA; Instituto Indígena do Tocantins - INDTINS; Pastoral da Criança.
Conselhos Estaduais Setoriais: de Assistência Social - CEAS; dos Direitos da Criança e do Adolescentes - CEDCA; de Educação - CEE; dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COED.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios