BRK AMBIENTAL
Programa de Redução de Perdas da BRK garante preservação de um bilhão de litros de água no Tocantins e Pará
31/12/2022
20:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em 2022, o Programa de Redução de Perdas da BRK preservou um bilhão de litros de água ao minimizar as perdas no sistema de abastecimento no Tocantins e Pará. O volume é equivalente a 400 piscinas olímpicas de 2.500 metros cúbicos, cada. Em cálculos de abastecimento, o volume recuperado durante o ano seria suficiente para abastecer municípios como Augustinópolis, Miracema do Tocantins e Formoso do Araguaia, por, aproximadamente, um ano. A economia impacta diretamente o meio ambiente já que a água é um recurso natural renovável, porém finito.
O engenheiro da BRK, Paulo Cezar Assis, pontua que o Programa garante que a água seja preservada em sua logística de consumo, ou seja, durante a captação, tratamento e distribuição.
“A população também pode adotar medidas para que haja uma gestão eficiente dentro da sua casa, adotando medidas para evitar vazamentos e desperdícios de água. O ideal é verificar rotineiramente as instalações internas e monitorar o consumo por meio do hidrômetro”, destacou.
A diretora de operações da BRK, Sandra Leal, explica que o Programa de Redução de Perdas foi implantado pela concessionária em 2017 com objetivo de desenvolver ações de controle de perdas no sistema de abastecimento de água. Para alcançar o resultado, a BRK empreendeu alta tecnologia, mão de obra qualificada e otimizou processos, o que permitiu uma redução do índice perdas na distribuição de 36% em 2017 para 31% em 2022. O Índice de Perdas da região Norte, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021, é de 51,2 %, enquanto a média nacional é de 40,3%.
“Primamos pela melhoria contínua dos serviços por meio de soluções inovadoras que trazem resultados positivos para o meio ambiente e para sociedade. Esses números reforçam os nossos valores de garantir a excelência operacional ao levar o saneamento para além do básico, com qualidade e respeito ao meio ambiente”, pontuou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR defende monitoramento policial extra para Bolsonaro
Leia Mais
Transparência Internacional chama de “aberração” sanção da Lei Magnitsky contra Moraes
Leia Mais
Valdemar Costa Neto compara Bolsonaro a Che Guevara e nega tentativa de golpe em 8 de janeiro
Leia Mais
Quaest: maioria dos brasileiros considera prisão domiciliar de Bolsonaro justa
Municípios