MEIO AMBIENTE
Agrotins Carbono Neutro: governo irá neutralizar as emissões de gases de efeito estufa durante o evento com o plantio de árvores.
Para fazer a neutralização, será calculada a quantidade de gases emitido durante a realização da feira, desde a montagem da estrutura, e este resultado será revertido no plantio de árvores suficientes para zerar as emissões.
04/04/2023
15:50
SECOM
FÁBIA LÁZARO
©DIVULGAÇÃO
A maior feira agrotecnológica da região Norte do país, a 23ª. Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), lançada na manhã de hoje, pelo governador Wanderlei Barbosa, no Palácio Araguaia, ao trazer o tema “Compliance no Agro” inova ao estimular a produção em conformidade com as normas que regulamentam o setor, visando uma produção agropecuária cada vez mais sustentável. E dentro deste contexto, a feira será pela primeira vez Carbono Neutro, ou seja, todas as emissões de gases de efeito estufa emitidos durante o evento serão neutralizados com o plantio de árvores.
Durante o lançamento da feira, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que o Tocantins, este ano foi o estado onde O agronegócio mais cresceu, proporcionalmente, e que este crescimento precisa estar aliado ao equilíbrio ambiental “Nós queremos o crescimento econômico, mas não admitiremos o desmatamento ilegal, a destruição das nossas matas ciliares e das nossas nascentes que precisam estar recuperadas e preservadas”, disse.
Para fazer a neutralização, a Semarh irá calcular a quantidade de gases emitidos, desde a montagem da estrutura, passando pela quantidade de animais expostos, circulação de veículos e pessoas, e este resultado será revertido no plantio de árvores suficientes para zerar as emissões. A restauração florestal é a melhor solução disponível atualmente contra as mudanças climáticas
“A Agrotins Carbono Neutro é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e por determinação do governador Wanderlei Barbosa, nós iremos neutralizar as emissões de gases destacando o compromisso do governo com a política ambiental do Estado”, reiterou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
Marcello Lelis acrescentou ainda que este ano que o Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) estarão dividindo o mesmo espaço dentro da Agrotins, demonstrando a importância do setor produtivo caminhar em harmonia com o meio ambiente. “Há uma determinação do governador, e nós entendemos que o único caminho para obtermos uma política ambiental de sucesso e um agronegócio fortalecido com produtos aptos a ganhar o mercado internacional é a agricultura e o meio ambiente caminharem juntos”, reiterou Lelis.
O secretário adiantou ainda que a Semarh em parceria com a Seagro estão trabalhando na montagem de um espaço totalmente sustentável onde os visitantes e expositores da feira poderão obter mais informações sobre o Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) que vem sendo desenvolvido pelo estado. “A idéia é levar informações aos expositores e produtores para que possam conhecer mais sobre o programa de baixas emissões e a importância de uma produção mais sustentável que respeita o meio ambiente”, frisou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios