JUCETINS
Tocantins está entre os estados mais rápidos para se abrir uma empresa no Brasil
De acordo com ranking do Governo Federal, o Tocantins está na sexta posição com um tempo em média de 13 horas, 02 minutos e 56 segundos. A Jucetins leva apenas 3 horas, 11 minutos e 9 segundos.
06/07/2023
12:15
ASSECOM
PHILIPE RAMOS
©DIVULGAÇÃO
O Tocantins está entre os estados mais rápidos para se abrir uma empresa no Brasil. O ranking nacional feito pelo pelo Governo Federal mostra o estado na sexta posição. Os dados são referentes ao mês de junho.
Hoje, a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) leva em média apenas 3 horas, 11 minutos e 9 segundos para registrar uma empresa. Essa rapidez é um dos diferenciais para o estado ter um ambiente de negócios atrativo e competitivo.
“O Governo do Tocantins está comprometido em oferecer um serviço de qualidade, focado na agilidade e na eficiência, para que os empresários possam iniciar suas atividades o mais rápido possível”, afirmou o presidente da Jucetins, Issam Saado.
Tempo total
Além do tempo de registro, soma-se à média total a duração dos processos de viabilidade e obtenção de CNPJ, que são responsabilidades, respectivamente, dos municípios e da Receita Federal. O tempo total se torna maior, porque a viabilidade, por exemplo, varia de município para município.
Com isso, o Tocantins leva ao todo uma média de 13 horas, 02 minutos e 56 segundos para abrir uma empresa. Esse é o tempo que faz o estado figurar na sexta posição do ranking nacional no mês de junho.
Desburocratização
O presidente da Jucetins explicou que a desburocratização e a agilidade nos processos são fundamentais para atrair investimentos e fomentar o empreendedorismo no estado. “Estamos cientes de que as empresas são geradoras de empregos e impulsionadoras do desenvolvimento econômico, e, por isso, nos esforçamos para criar um ambiente favorável para o surgimento e crescimento dos negócios”, frisou.
O registro empresarial no Tocantins é todo feito pela internet, por meio do portal Simplifica Tocantins, que está integrado aos 139 municípios tocantinenses, graças a uma parceria com o Sebrae. Até mesmo a assinatura é completamente digital, com o benefício de ser gratuita, caso o usuário opte pelo GOV.BR.
Outro grande benefício concedido ao novo empreendedor é o “deferimento automático”, processo que permite ao contribuinte receber o número do seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CPNJ) instantaneamente.
“Através do Simplifica exclusivamente digital e da adoção de práticas inovadoras, conseguimos simplificar os trâmites necessários para abrir uma empresa, eliminando etapas burocráticas desnecessárias e reduzindo o tempo médio de espera”, informou o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inteligência da PM do DF monitora convocações para atos na Papudinha após decisão do STF
Leia Mais
Tarcísio admite ruídos com clã Bolsonaro, reforça apoio a Flávio e defende união da direita para 2026
Leia Mais
FIETO aponta crescimento de 21,7% nas exportações do Tocantins em 2025, que alcançam US$ 3 bilhões
Leia Mais
Parceria entre parlamentares e Fundação Pró-Rim garante tratamento renal a centenas de pacientes no Tocantins
Municípios