Medidas foram publicadas devido ao aumento na taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19. O texto está valendo e não há um prazo de validade.
|
Vista geral de Araguaína — Foto: Reprodução/TV Anhanguera |
O prefeito Wagner Rodrigues (SD) publicou um novo decreto ampliando o toque de recolher e reduzindo o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais em Araguaína, no norte do Tocantins. As medidas foram adotadas devido ao aumento na taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 na cidade. O texto está valendo e não há um prazo de validade.
A proibição da circulação de pessoas nas ruas da cidade, que antes era de 0h30 até 5h, agora será de 23h as 5h.
O decreto também reduziu em duas horas o funcionamento de bares, restaurantes, cinemas, food trucks, trailers, açaiterias, pizzarias, sanduicherias, adegas, conveniências e similares. Esses seguimentos agora só poderão funcionar das 7h as 21h, com tolerância máxima até 22h. Também deverão liminar o público a 50% da capacidade do local.
As academias terão horário de funcionamento de 6h as 21h horas com tolerância máxima até as 22h e deverão obrigatoriamente controlar o acesso de pessoas com aferidores de temperatura.
Proibição espaços públicos
O texto também proibiu a concentração, permanência e reunião de pessoas na Via Lago, Parque Cimba, Complexo Beira Lago, praças, academias ao ar livre e similares. As forças de seguranças estão autorizadas a dispersar qualquer aglomeração e os espaços públicos poderão ser isolados.
Foram proibidas as atividades físicas com contato físico, tais como: futebol em todas as suas modalidades, jiu-jitsu, judô, boxe, karatê, muay thai, basquete, vôlei e similares.
As atividades físicas com treinos e jogos que não dependam de contato físico poderão ocorrer, com no máximo quatro pessoas, respeitando distanciamento de dois metros e uso obrigatório de máscaras.
Outra medida adotada neste decreto é a proibição a parada e estacionamento de veículos na Via Lago das 6h às 8h e das 17h às 22h. Os veículos poderão ser multados e guinchados. Essa media não será aplicada para área de comércios formais, trabalhadores de obras no local e moradores.
Pandemia
Araguaína é a segunda cidade mais afetada pela pandemia no estado. Segundo o último boletim estadual, são 23.939 mil diagnósticos desde o início da pandemia, além de 306 mortes.
O portal Integra Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, mostra nesta terça-feira (30) que todos os hospitais com leitos de UTI Covid em Araguaína estão com 100% de ocupação.
G1
***