ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Wiston Gomes chama atenção para índice de endividamento das famílias e propõe educação financeira
16/08/2023
18:20
ASCOM
©Abmael Milhomem
Dados da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), de fevereiro de 2023, apontou que 78,3% das famílias brasileiras, o estudo foi realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Com base neste estudo e também na percepção do dia a dia do tocantinense, o deputado Wiston Gomes, propôs um Projeto de Lei que instituí o Programa de Educação Financeira nas escolas estaduais e que cria o Dia da Educação Financeira, a ser comemorado na última segunda-feira do mês de agosto.
De acordo com a justificativa do Projeto de Lei, a instituição de um dia estadual da educação financeira estimulará as escolas e os profissionais da educação a promoverem atividades e dinâmicas que despertem nas crianças e jovens um olhar atento para suas finanças e os padrões de consumo, bem como produzirá o debate em sociedade sobre a temática com a consequente provocação para criação de políticas públicas.
“Precisamos lançar um olhar atento a esta questão da educação financeira, percebo que existe um estímulo para o consumo e oferta de crédito abundante. Por outro lado, não existe uma preocupação com o a formação deste consumidor e nem com sua conduta financeira, por isso, estamos propondo a matéria”, pontuou o Parlamentar.
O Parlamentar lembrou que o Ministério da Educação, em julho de 2021, conjuntamente com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Sebrae, criou o Programa Educação Financeira nas Escolas que visa capacitar 500 mil professores em educação financeira em um período de 3 anos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump pode atingir ministros do STF com sanções? Entenda os impactos da Lei Magnitsky e a situação dos bancos brasileiros
Leia Mais
Putin liga para Lula e discutem guerra na Ucrânia após encontro do líder russo com Trump
Leia Mais
Moraes diz que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de “envenenar” relação entre Brasil e EUA com desinformação
Municípios