ATM
Prefeitos da região Sul se reúnem em Paranã para discutirem avanços em consórcio; SIM é implementado e Municípios inseridos
28/10/2023
07:55
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Quatorze prefeitos de Municípios da região Sul do Tocantins se reuniram nesta sexta-feira, 27, em Paranã, para discutirem avanços do Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER-TO Sul Centro-Oeste). Os gestores da região têm promovidos encontros nos últimos meses para construir um arranjo que permita a ampliação da união entre os Municípios em favor da realização de ações e projetos em áreas estratégicas.
Num desses encontros, os gestores decidiram que as ações e projetos discutidos seriam executados por consórcio já existente. "Decidimos que essas ações e projetos poderiam ser executados pelo CODER, então passamos a trabalhar na inserção de mais Municípios no consórcio e na inclusão da câmara temática da saúde entre as frentes de trabalhos executadas, para que possamos realizar cirurgias eletivas", explicou o prefeito de Talismã, Diogo Borges, que também preside a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Avanços - Na última quarta-feira, 25, prefeitos dos Municípios que integram o Consórcio se reuniram em Gurupi para deliberarem sobre a inserção de mais Municípios no grupo. Na ocasião, os gestores decidiram pelo ingresso de mais 12 Municípios. Além disso, aprovaram a colocação da câmara temática da Saúde entre as frentes de trabalho executadas pelo CODER, que tem ainda câmaras nas areas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Resíduos Sólidos e Saneamento Básico.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, comentou a importância do consórcio e a inserção de mais Municípios. "Nós vamos tratar de vários serviços que poderemos realizar de forma compartilhada. Na área de resíduos sólidos já temos dois projetos elaborados que iremos tratar com o Governo do Estado e com Brasília. Na saúde, iremos buscar recursos para iniciar cirurgias oftalmológicas. Hoje somos seis Municípios, mas logo seremos 18, e levaremos mais serviços".
Paranã - O anfitriã do encontro, o prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, falou da expectativa do Município adentrar no consórcio e ser contemplado com as ações e benefícios dessa união. "O município de Paranã se sente fortalecido com a possibilidade de adentrar ao CODER, pois o consórcio tem o objetivo de desenvolver os Municípios presentes, seja na área da Saúde, seja no Meio Ambiente. Vamos buscar os apoios necessários".
SIM - Ainda, foi assinado acordo entre Gurupi e Palmeirópolis para a comercialização de produtos de origem animal, por meio da implementação do Selo de Inspeção Animal (SIM), que irá permitir o livre comércio desses produtos entre os Municípios consorciados, sem barreiras ou restrições. Foram discutidos ainda a instalação de polo de confecções na região, além de parcerias na área de Meio Ambiente.
Os prefeitos devem buscar apoio da Bancada Federal e do Governo do Estado para os projetos. Um próximo encontro dos gestores do consórcio está previsto para 24 de novembro, em Santa Rita do Tocantins.
CODER - Atualmente, integram o CODER os Municípios de Cariri do Tocantins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirópolis, Sandolândia e Santa Rita do Tocantins. Devem entrar os Municípios de Aliança do Tocantins, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Paranã, Peixe, Sucupira, São Valério e Talismã.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 6,5 milhões neste sábado em São Paulo
Municípios