POLÍTICA
Governador Wanderlei Barbosa e Associação Bem Comum discutem melhorias para alfabetização de crianças no Tocantins
Projeto de Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração foi apresentado pela Associação nesta terça-feira, 21, ao governador Wanderlei Barbosa
21/11/2023
17:41
GUILHERME LIMA
©DIVULGAÇÃO
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta terça-feira, 21, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, a equipe da Associação Bem Comum, para dialogar sobre o projeto de Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc). O programa apoia o poder público estadual na melhoria da alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental, com ações alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, e tem parcerias com as instâncias estaduais e municipais.
A iniciativa, apresentada pela Associação Bem Comum, foi prontamente acolhida pelo governador Wanderlei Barbosa, que expressou entusiasmo com as possibilidades que essa colaboração trará para a educação no Estado. "A alfabetização é a base para o desenvolvimento educacional e social de nossos cidadãos. Estamos comprometidos em garantir que cada tocantinense tenha acesso a uma educação de qualidade", ressaltou o Governador.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que o Governo do Tocantins já tem legislações que impulsionam a educação em todo o Estado e, com a parceria, os serviços poderão chegar de forma mais assertiva nas cidades do Tocantins. “No caso da alfabetização, vamos trabalhar com o bem comum, com políticas voltadas para a formação de professores, avaliações diagnósticas, avaliações finais e material de apoio pedagógico. Tudo isso já está previsto na nossa legislação e previsto no nosso orçamento para 2024”, afirmou.
O diretor-executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, compartilhou a visão da organização. "Estamos honrados em colaborar com o Governo do Tocantins. Nosso objetivo é contribuir com a qualidade da educação e esse programa permitirá atuação diretamente nos municípios do Estado, oferecendo recursos técnicos, alfabetização efetiva e formação contínua para professores", pontou.
Alfabetização em Regime de Colaboração
A Parc é um projeto da Associação Bem Comum, iniciado em 2019, para apoiar o poder público estadual na implementação de políticas de melhoria da aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental, focando na alfabetização. Inspirado no Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) do Ceará/CE, a Parc busca fortalecer a colaboração entre estados e municípios, visando soluções específicas em âmbitos estadual e local.
O objetivo é transformar essas ações em políticas estaduais duradouras, garantindo continuidade, independentemente da mudança de governantes. O programa está, atualmente, em 15 estados, abrangendo 3.271 municípios e, aproximadamente, 2.804.880 alunos do 1° e do 2° anos do ensino fundamental na rede pública.
A proposta da Parc está fundamentada na premissa de que o sucesso do programa em cada estado depende de um desenho sistêmico que integre as estratégias: Compromisso Político e Técnico; Cooperação e Incentivos; Avaliação e Monitoramento; Formação de Professores e Gestores; Material didático estruturado; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Comunicação e engajamento pelo diálogo; Governança Participativa; e Institucionalização.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 45 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Moraes solicita sessão virtual no STF para avaliar suspensão de processo contra Ramagem
Leia Mais
Governo define cronograma de devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados do INSS
Leia Mais
Caixa Econômica abre seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior em todo o Brasil
Municípios