TCE-TO
Tribunal de Contas anuncia curso sobre avaliação de políticas públicas para Primeira Infância
Presidente da Corte, André Matos, se reuniu com vereadoras e membros de conselhos para apresentar ações
23/01/2024
20:12
ASCOM
©DIVULGAÇÃO
Na abertura da reunião, que aconteceu nesta terça-feira, 23 de janeiro, no gabinete da presidência do TCE/TO, o conselheiro André Matos, apresentou um vídeo com a linha do tempo mostrando as ações que já foram realizadas em 2023 pela Corte por meio do Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância e uma mensagem da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, que parabenizou a iniciativa e destacou que o trabalho do Tribunal está servindo de modelo para o país.
Em sua fala, o presidente alertou as parlamentares e os membros dos conselhos para que estejam preparados para acompanhar a execução do orçamento que beneficia a Primeira Infância. “Precisamos que vocês sejam a primeira trincheira neste trabalho e que multipliquem a capacidade de acompanhamento das ações”, enfatizou.
O diretor-geral de Controle Externo, Dênis Luciano Pereira Araújo, destacou que o Controle não é só fiscalização, mas também uma ação concreta de transformação de vidas e que o Tribunal de Contas está dando prioridade para Primeira Infância no biênio 2023/2024. Na oportunidade, Dênis anunciou a data da capacitação: 25 de março, no auditório do TCE/TO, com 250 vagas presenciais. “Com esse curso, esperamos melhorias dos serviços relacionados à Primeira Infância”, concluiu.
Capacitação
O objetivo é capacitar as vereadoras e membros dos conselhos do Estado para somarem esforços com o Tribunal em benefício da Primeira Infância, sensibilizando o Poder Legislativo, através do protagonismo feminino, para que possa discutir projetos, programas, ações e atividades voltadas às crianças de 0 a 6 anos de idade. Além disso, estruturar um programa de trabalho aos membros dos conselhos, de forma que possam desenvolver novas habilidades e fortalecer o diálogo com a sociedade e a gestão municipal.
Dentro do conteúdo programático da capacitação serão abordados temas como: Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/16); Principais aspectos iniciais e o desafio da intersetorialidade e os indicadores da primeira infância; Leis Orçamentárias – o que já foi implementado, e como fiscalizar; Identificar a falta ou inadequação de aspectos mínimos essenciais nas creches, nas pré-escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Fundo para a Infância e Adolescência – FIA.
Trabalho conjunto
Participaram do lançamento as vereadoras Laudecy Coimbra, professora Iolanda Castro, o assessor da vereadora Solange Duailibe, Wemerson Lima, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Amilson Rodrigues, e os conselheiros Tutelares Clementino Júnior da região Central, Claudinéia Castro, da região Norte, e Elizete Freire, da região Sul. Na ocasião, os presentes representaram todas as vereadoras do Estado, assim como os membros de conselhos.
Todos agradeceram o convite e elogiaram as iniciativas do TCE/TO pela Primeira Infância e se colocaram à disposição para colaborar e trabalhar em conjunto. A vereadora Laudecy Coimbra lembrou que as ações precisam ser efetivas e eficientes, para mudar de fato, a vida das crianças para melhor e não só nas estatísticas. Já a vereadora Professora Iolanda Castro destacou que todas as entidades fazem parte de um sistema e que devem trabalhar em conjunto.
O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Amilson Rodrigues, ressaltou que essa capacitação do Tribunal de Contas possibilitará aos gestores e a sociedade civil organizada a exercer melhor suas funções e fazer com que as políticas públicas sejam mais efetivas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em ação penal do golpe
Leia Mais
Moraes manda cancelar passaporte de Silas Malafaia e o impede de falar com Jair e Eduardo Bolsonaro
Leia Mais
PF encontra mensagens de Jair Bolsonaro planejando pedido de asilo político na Argentina
Leia Mais
PF faz buscas contra Silas Malafaia no Galeão em investigação sobre tentativa de obstrução de Justiça
Municípios