ASSISTÊNCIA
De janeiro a abril, Saúde de Palmas já autorizou mais de 76 mil exames especializados
Exames especializados são responsabilidade da atenção secundária da Semus
22/04/2024
12:25
ASSECOM
©Paulo Gualberto/Semus
Para atender e garantir a assistência em saúde dos moradores, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) conta atualmente com 27 prestadores de serviços contratualizados, que de janeiro a abril, realizaram 76.665 exames especializados como tomografia, ressonância, ultrassom, endoscopia, e de oftalmologia, entre outros. Todas as solicitações de exames e consultas especializadas têm as Unidades de Saúde da Família (USFs) como porta de entrada.
Além da prestação dos serviços de rotina da Superintendência de Média e Alta Complexidade (Sumac), que é responsável pela Atenção Secundária na rede pública municipal, a Semus também tem garantido a realização de exames com um mutirão. São 27 mil procedimentos custeados integralmente pelo Município em empresas credenciadas. Esta ação visa dar suporte à gestão para atender à demanda reprimida.
Os procedimentos fazem parte de um chamamento público lançado em setembro de 2023 e a vigência do Termo de Credenciamento é de 12 meses, a contar da data de assinatura, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, respeitado o limite legal de 60 meses. O edital ainda foi prorrogado no início deste mês de abril para realização de novos credenciamentos. Poderá participar qualquer empresa legalmente constituída, que possua matriz ou filial com domicílio na capital palmense.
Diferentemente dos demais exames, os laboratoriais são de livre demanda. Podendo ser feitos em um dos sete laboratórios credenciados ou no laboratório próprio da Semus que estão disponíveis para atender os usuários.
Como funciona a rede especializada?
Após avaliação do profissional de saúde na USF de referência, os pacientes, quando necessário, são regulados no Sistema de Regulação (Sisreg) para encaminhamento e continuação dos atendimentos na Atenção Secundária. No ato da regulação do usuário, eles recebem uma classificação de cor que indica a ordem de prioridade, variável de acordo com a gravidade ou suspeita dos sintomas de cada um.
Na véspera da consulta ou do procedimento, o Call Center da Semus liga para o paciente no número disponível no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) para informar data, hora e local do procedimento. Caso o usuário tenha alguma dúvida sobre exames ou consultas na Atenção Secundária (áreas especializadas) da rede municipal, o paciente pode entrar em contato com a Semus pelos telefones (63) 3212-7920/7946/7947 e 7942 ou presencialmente na sede da pasta, localizada na Av. Teotônio Segurado, na ACSU-SE 130 (1.302 Sul).
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