PALMAS 35 ANOS
Capital se consolida como importante polo econômico do Estado
18/05/2024
11:22
SECOM
Comércio de Palmas conta com 47.845 empresas registradas que fomentam a economia local ©Luciana Pires/Secom Palmas
Palmas chega aos seus 35 anos de emancipação com crescimento em diversas áreas de desenvolvimento e no setor econômico também não é diferente. A cidade é hoje o maior polo econômico do Tocantins e se destaca por avanços na geração de empregos e abertura de novas empresas. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao primeiro trimestre deste ano, Palmas teve 12.813 contratações com carteira assinada. A cidade acumula ainda 41,59% do total de empregos formais do Estado, sendo 105.849 veículos de trabalho ativo.
Segundo o DataSebrae, esse total de empregos registrados estão distribuídos nas 47.845 empresas que atuam na Capital, gerando distribuição de renda, com oportunidades, aproveitando as potencialidades de crescimento e fomentando a economia local. Desse volume de empresas, 25.665 atuam como microempreendedor individual (MEI), 16.572 sendo microempresas e 3.324 empresas de pequeno porte (EPP). Já as demais, que somam cerca de 3.389, estão incluídas aquelas que não declararam o porte no momento de abertura.
Diante deste cenário de crescimento, a Gestão Municipal segue com diferentes frentes de trabalho de fortalecimento e atração de investimentos para o Município, buscando a melhoria dos serviços, na área da saúde, educação, trabalho, transporte, infraestrutura, segurança, entre outras, para proporcionar mais qualidade de vida à população. A gestão também tem reforçado a parceria com diferentes órgãos das administração pública e privada, prezando sempre pela regularidade das contas públicas e mantendo a folha de pagamento dos servidores em dia, o que traz diversos benefícios e fomenta os empreendimentos comerciais locais.
A Casa do Empreendedor também vem se consolidando como um centro de apoio técnico e especializado aos empreendedores da Capital. São diversos os serviços prestados como formalizações, emissão de alvarás, licenças, dentre outros. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) tem incentivado e disponibilizado acesso às linhas de crédito, por meio do financiamento do Banco do Povo, que já contemplou inúmeros empreendimentos na Capital.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Haddad viaja aos EUA para atrair investimentos em data centers e fortalecer agenda econômica internacional
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões neste sábado; veja como apostar
Leia Mais
Atriz mirim Millena Brandão morre aos 11 anos após sofrer 12 paradas cardíacas em SP
Leia Mais
Trump causa polêmica ao publicar imagem gerada por IA vestido como Papa dias após morte de Francisco
Municípios