ESPORTES
Governo do Estado abre inscrições para a 2ª edição do Festival Surdolímpico do Tocantins em três Superintendências Regionais de Educação
Evento ocorre nos dias 21 e 28 de setembro e 26 de outubro em Palmas, Gurupi e Araguaína, respectivamente
09/09/2024
08:23
ABRÃO DE SOUSA
©DIVULGAÇÃO
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está com inscrições abertas para o 2º Festival Surdolímpico do Estado do Tocantins, que neste ano vai ocorrer em três cidades: em Palmas, no próximo dia 21; Gurupi, em 28 de setembro; e Araguaína, dia 26 de outubro, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas pela internet, pelo link https://forms.gle/XSZ5huDSTzrnwQve7.
Na Capital, as inscrições vão até dia 19 de setembro; em Gurupi, até dia 26; e em Araguaína, até o dia 24 de outubro. Cerca de 500 participantes estão sendo esperados no Festival. As atividades serão destinadas a crianças acima de 6 anos, jovens e adultos.
O evento tem o objetivo de proporcionar uma manhã de vivências em modalidades esportivas, oportunizando a pessoas surdas a iniciação e a aproximação com o esporte surdolímpico.
Haverá demonstração de fundamentos e regras esportivas com professores de Educação Física, que aplicarão os exercícios. Para que as informações sejam passadas na língua materna dos surdos, haverá tradutor-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Em Palmas, as atividades serão realizadas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, com práticas nas modalidades de futebol society, voleibol, judô, natação e tênis de mesa. Em Gurupi, os participantes vão vivenciar os seguintes esportes: badminton, basquetebol, futsal, natação e tênis de mesa, no Serviço Social do Comércio (Sesc).
Já em Araguaína, o evento ocorrerá no Colégio Esportivo Militar Jardenir Jorge Frederico, com as modalidades de badminton, basquetebol, judô, natação e tênis de mesa.
O diretor de Lazer, Cultura e Desporto Escolar da Seduc, Tiago Evangelista, ressaltou que o Festival foi criado para estimular os estudantes surdos e com deficiência auditiva a prática de esportes. “O esporte colabora com a socialização, formação e desenvolvimento dos indivíduos, tendo como fenômeno social o importante papel na sociedade. A prática contribui para a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos e atitudes”, destacou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios