CURIOSIDADES
Você sabia que o alho pode ajudar a combater o câncer?
10/10/2024
16:55
ANA KARLA SOUZA
O alho (Allium sativum) é um dos alimentos mais poderosos quando o assunto é saúde, trazendo benefícios que vão desde a proteção do coração até a redução do colesterol e controle da pressão arterial. Além de suas propriedades bem conhecidas, o consumo regular de alho pode contribuir no combate ao câncer, de acordo com diversos estudos.
Especialistas em nutrição afirmam que tanto o alho quanto a cebola possuem compostos bioativos que desempenham um papel significativo na prevenção e combate a alguns tipos de câncer, como os de ovário, rins, laringe e mama. Esses compostos têm efeitos anticâncer, ajudando a impedir o crescimento de células cancerígenas. Esse benefício é potencializado quando o alho é incorporado a uma alimentação balanceada, que combina diferentes alimentos para fortalecer o sistema imunológico e melhorar o metabolismo.
O alho é amplamente conhecido por seu papel na redução do colesterol e na regulação da pressão sanguínea, o que contribui para a proteção do sistema cardiovascular. Suas propriedades anti-infecciosas o tornam eficaz contra diversos fungos, bactérias e vírus, ajudando a proteger o organismo de infecções. Entre as bactérias mais sensíveis ao extrato de alho estão a Staphylococcus aureus (causadora de infecções de pele), a Escherichia coli (principal causadora de infecção urinária) e a Klebsiella pneumoniae (responsável por infecções respiratórias). O alho também apresenta eficácia contra o fungo Candida albicans, que causa a candidíase.
Desde a Antiguidade, o alho é utilizado como remédio, com registros de seu uso no Antigo Egito e na Idade Média para tratar problemas do coração e da circulação sanguínea. Naquela época, o valor do alho era tão grande que ele era usado até como moeda de troca. Por exemplo, 7 kg de alho podiam comprar um escravo no Egito, e os siberianos usavam o alimento para pagar impostos.
O bulbo do alho (a popular cabeça de alho) é composto por folhas em forma de escamas, conhecidas como dentes de alho, que são comestíveis e usadas de diversas formas na culinária e na medicina natural. O alho é uma excelente fonte de vitaminas A, B e C, além de conter minerais como ferro, silício e iodo. Ele tem um efeito anti-hipertensivo e anticolesterolêmico, sendo recomendado para quem precisa tratar a hipertensão e reduzir os níveis de colesterol.
Embora o consumo de alho em sua forma natural (como em chás e na alimentação) seja seguro e benéfico, o uso de suplementos de alho em cápsulas deve ser feito apenas sob orientação médica. Isso porque a dosagem precisa ser adequada às necessidades individuais de cada pessoa, evitando possíveis efeitos adversos.
A inclusão regular de alho na dieta, aliado a uma alimentação equilibrada, pode trazer grandes benefícios para a saúde e ajudar a proteger o organismo contra doenças graves, como alguns tipos de câncer. Além disso, o alho é um poderoso aliado na prevenção de infecções e na manutenção de uma boa saúde cardiovascular, tornando-o um alimento essencial para quem busca um estilo de vida mais saudável.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Boulos na eleição
Leia Mais
Golpistas do 8 de janeiro monitoravam segurança de Lula e planejavam sequestro do presidente
Leia Mais
Eleições antecipadas para Assembleias Legislativas são questionadas no STF
Leia Mais
Bolsonaro diz que direita se elegeu na sua sombra e que Tarcísio é 'líder maior' só em SP
Municípios