POLÍTICA
Após acidente doméstico, Lula segue agenda no Palácio da Alvorada
Presidente realizará novos exames nesta terça-feira para avaliar próximos compromissos
21/10/2024
15:55
AGÊNCIA BRASIL
DA REDAÇÃO
© Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agenda de trabalho nesta segunda-feira (21) no Palácio da Alvorada, em Brasília, após sofrer uma queda no banheiro da residência oficial no último sábado (19), que resultou em um corte na nuca e cinco pontos na região. Ele passará por novos exames na terça-feira (22), antes de definir os compromissos dos próximos dias.
Apesar do acidente, o presidente participou de reuniões com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. Pelas redes sociais, Lula compartilhou uma foto do encontro e afirmou que as discussões incluíram pautas nacionais e internacionais.
Padilha ressaltou que Lula está “muito ativo” e que não houve perda de consciência ou desorientação durante o incidente. "Ele mesmo buscou socorro e passou por todos os exames necessários. Por orientação médica, a viagem à Rússia foi cancelada", destacou o ministro.
Devido ao acidente, o presidente cancelou sua participação presencial na Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan, Rússia. O Brasil está sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que mantém contato constante com Lula. O presidente deve participar do evento por videoconferência.
Ainda no retorno da cúpula, Lula tinha programado participar de atos de campanha em São Paulo no segundo turno das eleições municipais, além de votar em São Bernardo do Campo no domingo (27). A presença do presidente também estava prevista na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, em Cali, Colômbia.
Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite de sábado e na manhã de domingo, sendo diagnosticado com um "ferimento corto-contuso em região occipital". Embora o acidente não tenha sido grave, a equipe médica recomendou que o presidente permanecesse em observação e evitasse viagens longas, especialmente devido ao fuso horário da Rússia.
"A viagem foi cancelada por determinação médica para manter a observação, evitando deslocamentos prolongados e mudanças bruscas de fuso horário", explicou Padilha, destacando que Lula está apto para continuar suas atividades na capital federal, dependendo de nova liberação médica.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Resultados da Loteria: +Milionária pode pagar R$ 38,5 milhões em sorteios deste sábado
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prefeito de Palmas destaca parceria com Governo em investimentos em Taquaruçu
Leia Mais
Governador de SC será ouvido em inquérito após declarações sobre Bolsonaro
Municípios