REFIS 2024
Tribunal de Contas suspende Refis 2024 da Prefeitura de Palmas após questionamentos técnicos
Decisão atende pedido do Ministério Público de Contas e programa permanece suspenso até nova apreciação
02/12/2024
08:50
SECOM
DA REDAÇÃO
O programa estava previsto para começar nesta segunda-feira (2) — Foto: Divulgação/Secom Palmas
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis) 2024 da Prefeitura de Palmas, que estava previsto para começar nesta segunda-feira (2). A medida atende a uma solicitação do Ministério Público de Contas e busca esclarecimentos sobre questões técnicas relacionadas à adesão ao Programa Nacional de Governança das Execuções Fiscais, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A prefeitura foi notificada na última sexta-feira (29) e informou, em nota, que enviou ao TCE todas as informações solicitadas dentro do prazo estabelecido. O programa, publicado no Diário Oficial do Município no dia 26 de novembro, tinha como objetivo oferecer condições facilitadas para que contribuintes regularizassem pendências fiscais, seja por meio de pagamento à vista ou parcelado, com previsão de vigência até 13 de dezembro.
Em nota oficial, a Prefeitura de Palmas destacou que respeitará a medida cautelar e aguardará a nova análise do relator. A gestão acredita no acatamento das informações apresentadas, ressaltando que o Refis é uma ação importante para atender às necessidades da população palmense.
O programa tinha como propósito incentivar contribuintes a regularizarem débitos fiscais, contribuindo para a arrecadação municipal e possibilitando maior equilíbrio financeiro na cidade. A suspensão temporária pode impactar tanto os munícipes interessados em aderir ao mutirão de renegociação quanto a receita prevista para o período.
A Prefeitura de Palmas informa que na última sexta-feira, 29, foi notificada pela 4ª Relatoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre Medida Cautelar promovida pelo Ministério Público de Contas determinando a suspensão do programa de renegociação de dívidas, Refis 2024. Houve pedido de esclarecimentos e informações a respeito da adesão ao Programa
Nacional de Governança das Execuções Fiscais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outras questões de ordem técnica.
A gestão informa que enviou ao Tribunal de Contas, dentro do prazo estabelecido, todas as informações solicitadas. Informa ainda que irá atender à medida cautelar e suspender o início do Refis 2024 até que haja nova apreciação pelo Relator da manifestação já apresentada, acreditando no seu acatamento, atendendo ao anseio da população palmense.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Datafolha: 67% dos brasileiros acham que Bolsonaro deveria abrir mão da candidatura em 2026
Leia Mais
Pesquisa Quaest: maioria dos brasileiros rejeita anistia aos golpistas do 8 de janeiro
Leia Mais
Eduardo Leite sinaliza apoio a Zema para 2026 e admite abrir mão da disputa presidencial
Leia Mais
Novo golpe do Pix engana vítimas com transferência "por engano" e causa prejuízo sem roubo de senha ou invasão
Municípios