POLÍTICA
Projeto de Lei propõe incentivos para contratação de idosos por empresas
Iniciativa busca reduzir o desemprego entre maiores de 60 anos e valorizar experiência no mercado de trabalho
05/02/2018
20:00
DA REDAÇÃO
O trabalhador Marcos Henrique Ribeiro, em Curitiba. Projeto do senador Pedro Chaves (PSC-MS) dá prioridade a contração de idosos pelas empresas
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que aproximadamente 14 milhões de brasileiros estão desempregados. Na luta por uma vaga no mercado de trabalho, assim como os jovens, os idosos são prejudicados. De acordo com análise feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego entre pessoas com mais de 60 anos sofreu elevação de 3,4% na comparação entre 2016 e 2015.
Para tentar mudar essa realidade, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 154/2017, de autoria do senador Pedro Chaves (PSC-MS), cria incentivos para a contratação de idosos. A proposta prevê que o empregador poderá deduzir da contribuição social o valor de um salário mínimo para cada semestre de contrato de trabalho.
Segundo o senador, o projeto foi uma ideia do jornalista Francisco Britto, do Jornal do Estado MS, de Campo Grande (MS).
Pedro Chaves destacou que a iniciativa motiva as empresas para contratar mais idosos, assegurando aos trabalhadores todos os direitos.
"Isso é bastante importante. Primeiro, porque são profissionais talentosos, que têm experiência, e não pode se perder esse conhecimento, que vai dar uma contribuição efetiva para estas empresas. E as empresas absorvendo esse profissional, terão direito a alguns incentivos", explicou Chaves.
O projeto estabelece, ainda, que o empregador poderá deduzir da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido o total da remuneração paga ao idoso. Na avaliação do senador, a idade não pode ser motivo de discriminação que, segundo ele, tem de ser considerada sinônimo de experiência.
"A mão de obra acima de 60 anos tem sido totalmente desprezada. Nós temos que aumentar a empregabilidade. Nós temos em diversas empresas, principalmente nos conselhos, as pessoas mais experientes – lembrou o senador."
O projeto recebeu relatório pela aprovação do senador Otto Alencar (PSB/BA), que destacou que “o trabalho permite que o idoso se integre mais com o mundo, favorecendo-lhe construir conhecimentos, desenvolver argumentos próprios para solução de problemas diários e, com isso, ter maior autonomia ao planejar sua aposentadoria”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira as dezenas sorteadas hoje na Lotomania, Quina, Super Sete e outras modalidades
Leia Mais
Feira Internacional de Turismo FIT Pantanal 2025 promete mostrar belezas naturais e impulsionar negócios em Mato Grosso
Leia Mais
Seleção brasileira terá uniforme reserva vermelho para Copa de 2026, aponta site especializado
Leia Mais
Mendonça diverge no STF e vota pela soltura de Fernando Collor, mas maioria mantém prisão
Municípios