ENSINO
Mais de 500 aprovados na educação tomam posse como temporários
Secretaria Municipal da Educação agiliza contratação para garantir atendimento eficiente à população
28/01/2025
14:05
SECOM
DA REDAÇÃO
Ilton Oliveira, candidato aprovado para o cargo de professor de ensino fundamental I, toma posse como contrato temporário ©Aline Belous
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) conclui nesta terça-feira, 28 de janeiro, às 19 horas, o prazo de atendimento para a contratação dos candidatos aprovados no concurso público, que se encontram com impedimento judicial. Para assegurar a posse dos interessados, foi realizada uma força-tarefa, inclusive com plantão no último sábado, na sede da Semed.
No período da manhã, 516 pessoas já haviam concluído o processo de entrega de documentos, tomaram posse em caráter temporário e foram encaminhadas às unidades de ensino da rede municipal. Entre os aprovados, destaca-se o Ilton Oliveira, candidato aprovado para o cargo de professor de ensino fundamental I, que veio de Ilhéus, Bahia, com o intuito de se familiarizar com o ambiente onde pretende se estabelecer de forma permanente. “Espero que essa liminar caia logo para que a gente possa tomar posse efetiva e ter garantidos nosso direito”, afirmou o candidato.
A posse em caráter provisório foi a alternativa apresentada pela gestão atual para atender à demanda de início de ano da Semed e possibilitar o direito dos servidores, que deverão tomar posse como efetivos assim que houver uma decisão judicial, alterando apenas a natureza do vínculo.
Um total de 1.200 pessoas foram aprovadas nos quatro cargos que tiveram questionamento por parte do Ministério Público Estadual e estão com andamento suspenso pela Justiça Federal. Todos foram convocados para contratação temporária, por meio do Diário Oficial do Município.
O assessor legislativo, Belmiran Souza, também presidente da comissão criada para acompanhar o concurso, sobretudo a situação dos cargos sub judice, lembra aos interessados que compareçam à Semed dentro do prazo. “Esperamos um número significativo de interessados, de forma que sejam definidos os quantitativos, antes do início das aulas da rede municipal”, reforça Souza.
A Semed continuará com plantão até às 19 horas desta terça-feira, 28, e aqueles candidatos que porventura estiverem em dúvida quanto à contratação devem procurar o setor de Recursos Humanos.
A gestão da Semed reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência no serviço público, trabalhando continuamente para garantir que todos os candidatos sejam atendidos de forma justa e rápida.
Com a conclusão do processo de contratação temporária, Palmas avança no fortalecimento da rede educacional, assegurando que os serviços de ensino continuem a ser prestados com qualidade e dedicação. A Secretaria Municipal da Educação agradece a compreensão e colaboração da população durante este período de transição.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sicoob integra ranking “100+ Inovadoras no Uso de TI” pelo terceiro ano consecutivo
Leia Mais
Luiz Inácio Lula da Silva defende governança global da IA sob liderança da Organização das Nações Unidas em cúpula na Índia
Leia Mais
Grande Rio impõe condições para permanência de Virginia Fonseca após resultado abaixo do esperado
Leia Mais
Disputa por palanques de Lula e Flávio Bolsonaro tensiona corrida ao Governo de Minas
Municípios