PLATAFORMA DIGITAL
Nova caixa postal digital do Gov.br: como vai funcionar?
Ferramenta garantirá comunicação direta, segura e personalizada entre governo e cidadãos
05/02/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os usuários do Gov.br, plataforma digital do governo federal, terão em breve uma caixa postal individual para receber comunicados oficiais diretamente dos órgãos públicos federais. A novidade, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), será gratuita e acessível automaticamente a todos os cidadãos cadastrados na plataforma.
O Gov.br já conta com 164 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4,5 mil serviços digitais. A nova ferramenta tem como objetivo facilitar a comunicação entre governo e cidadãos, garantindo mais segurança e personalização nas mensagens recebidas.
A nova caixa postal permitirá que cada usuário receba notificações específicas, de acordo com seu perfil e momento de vida. Segundo o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, a proposta é tornar a experiência digital mais próxima e eficiente.
"Quando falamos de governo digital, queremos que o cidadão sinta que tem um governo só para ele. A comunicação será personalizada, trazendo informações realmente relevantes para cada pessoa."
Além disso, a ferramenta funcionará como um canal oficial e seguro, evitando fraudes e garantindo que os cidadãos recebam mensagens autênticas. Como as contas do Gov.br exigem autenticação por biometria facial (CNH), internet banking ou bancos credenciados, o sistema também impede que fraudadores tenham acesso a informações sigilosas.
A nova funcionalidade será disponibilizada apenas para usuários dos níveis prata e ouro da plataforma Gov.br. Atualmente, 94,8 milhões de cidadãos possuem essas classificações de segurança.
O acesso será feito pelo aplicativo e pelo site Gov.br. O MGI recomenda que os cidadãos baixem o aplicativo e ativem as notificações no smartphone ou tablet para serem avisados sempre que receberem uma nova mensagem.
Entre os serviços que poderão ser comunicados pela nova caixa postal digital, estão:
A estreia da ferramenta ocorrerá com a convocação individualizada dos aprovados do bloco temático 8 (nível médio) do CPNU, além da chamada para os cursos de formação dos aprovados em nove cargos de nível superior.
Mesmo com a novidade, o governo manterá as comunicações pelos canais tradicionais, como o Diário Oficial da União (DOU) e a área do candidato no site do certame.
O MGI reforça que a nova ferramenta não substituirá os canais tradicionais de comunicação, mas servirá como um meio mais seguro e direto para que o cidadão possa receber informações confiáveis.
"A ideia não é limitar, mas oferecer um canal seguro e personalizado. Conforme o sistema for automatizado, os usuários poderão confirmar rapidamente a veracidade das informações recebidas", explicou Rogério Mascarenhas.
Com a implementação da caixa postal digital, o Gov.br reforça seu papel como um dos principais canais de relacionamento entre cidadãos e serviços públicos, garantindo transparência, acessibilidade e segurança na comunicação governamental.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula promete reduzir custo de vida e tornar cesta básica mais acessível
Leia Mais
Lula critica plano de Trump para Gaza: 'Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos'
Leia Mais
Brasil, Europa, países árabes e Rússia condenam plano de Trump para Gaza
Leia Mais
Alta da inflação de alimentos sob Bolsonaro contradiz boné 'comida barata novamente'
Municípios