POLÍTICA
Governador Wanderlei Barbosa anuncia novos câmpus da Unitins e reforça compromisso com a educação no Tocantins
Chefe do Executivo destaca avanços no setor e reforça parceria com municípios durante Encontro Formativo Profe Líderes
20/02/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou nesta quinta-feira (20), em Palmas, da abertura do Encontro Formativo Profe Líderes. O evento, voltado para gestores municipais de educação, busca fortalecer a política territorial da educação pública, promovendo a troca de experiências e estratégias conjuntas para o aprimoramento do ensino no estado.
Durante o evento, o governador anunciou a entrega dos novos câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Dianópolis, prevista para agosto, e em Augustinópolis, com inauguração planejada para 2025.
Em seu discurso, Wanderlei Barbosa destacou a importância da união entre Estado e municípios para alcançar melhores índices educacionais.
"Se o município vai mal, ele contribui para que o Estado também não vá muito bem. O resultado final é o que importa para o Brasil e para o Tocantins, e nós temos feito isso juntos.”, afirmou o governador.
Barbosa também ressaltou o avanço do Tocantins na educação. Em maio de 2023, o estado foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como o que mais evoluiu no país, alcançando 44% das crianças alfabetizadas na idade certa, um aumento significativo em relação aos 14% registrados dois anos antes.
📌 Entrega dos novos prédios da Unitins – Dianópolis (agosto de 2025) e Augustinópolis (previsto para 2025).
📌 Apoio à gestão municipal – Parceria para melhorar os índices de alfabetização e qualidade do ensino.
📌 Infraestrutura e inclusão – O Governo do Tocantins tem investido na melhoria das estruturas escolares, tecnologia e capacitação de servidores.
O Profe Líderes, parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), reuniu representantes dos 139 municípios tocantinenses. O secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, destacou o evento como essencial para o alinhamento das políticas estaduais e municipais.
"Hoje é um dia de imersão e aprendizado, para compartilharmos informações e responsabilidades e garantirmos uma educação de qualidade no Tocantins.”, afirmou.
Já o secretário municipal de Educação de Monte Santo do Tocantins, Pablo Martins, enfatizou que o apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para melhorar a estrutura das escolas e a qualidade do ensino.
O Profe, iniciativa do Governo do Tocantins, prevê investimentos até 2027 em infraestrutura, tecnologia, valorização dos profissionais e inclusão, garantindo melhorias para estudantes e servidores da rede pública estadual e municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Leia Mais
Ratinho Jr. defende indulto a Bolsonaro e evidencia racha interno no PSD sobre anistia
Leia Mais
Toffoli retira sigilo de depoimentos no inquérito que apura fraudes bilionárias no Banco Master
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Municípios