Palmas (TO), Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Política / Justiça Eleitoral

Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026

Evento será realizado de 1º a 5 de dezembro no TSE; especialistas e sociedade civil podem participar mediante aprovação de plano de testes

03/07/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o edital de convocação do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais (TPS 2025), etapa fundamental de fiscalização das urnas eletrônicas e dos sistemas que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2026.

O evento ocorrerá entre 1º e 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, e reunirá especialistas em segurança da informação e representantes da sociedade civil. O objetivo é permitir uma análise aberta e colaborativa dos sistemas, reforçando os pilares de segurança, transparência e confiabilidade do processo eleitoral brasileiro.

As inscrições começam na segunda-feira, 30 de junho, e seguem até 18 de julho, exclusivamente pela página oficial do TPS 2025 no site do TSE.

Como funciona o Teste Público de Segurança

Instituído em 2009, o TPS chega à 8ª edição permitindo que especialistas realizem testes práticos nos componentes dos sistemas eleitorais. A participação está limitada a 15 inscrições, que podem ser individuais ou em grupos de até três integrantes. Para serem aprovados, os inscritos devem apresentar pelo menos um plano de teste avaliado e validado pela Comissão Reguladora.

A lista de participantes aprovados será divulgada após o encerramento das inscrições, conforme o calendário publicado no edital.

“A avaliação pública dos sistemas reafirma a credibilidade da urna eletrônica e permite aprimoramentos contínuos nos softwares utilizados nas eleições”, destaca o TSE.

Sistemas que serão avaliados

O TPS 2025 permitirá testes nos seguintes componentes:

  • Interface e Software Básico da Urna Eletrônica

  • SCUE (Software de Carga)

  • GAP (Gerenciador de Aplicativos)

  • VOTA (Software de Votação)

  • RED (Recuperador de Dados)

  • Sistema de Apuração

Além disso, haverá uma cerimônia de assinatura digital e lacração dos códigos-fonte dos sistemas, com participação dos investigadores e membros da Comissão Avaliadora. Os participantes deverão estar munidos de certificado digital padrão ICP-Brasil.

O que não será testado

O edital deixa claro que alguns aspectos estão fora do escopo do teste, entre eles:

  • Identificação biométrica

  • Infraestrutura do Kit JE-Connect

  • Sistema de totalização de votos

  • Ataques de negação de serviço (DDoS)

  • Geração de chaves criptográficas

  • Lacres físicos e acesso a servidores

  • Ataques destrutivos ou alteração de código-fonte

Transparência e confiança no sistema eleitoral

O TSE reforça que o Teste Público de Segurança é um mecanismo essencial para garantir a transparência do processo eleitoral e a confiança da população no uso das urnas eletrônicas. Os resultados e recomendações dos investigadores poderão ser incorporados no desenvolvimento final dos sistemas que serão utilizados no pleito de 2026.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: