Ciência / Tecnologia
Terra gira mais rápido e terá um dos dias mais curtos já registrados nesta terça-feira
Planeta concluirá rotação 1,34 milissegundos antes do habitual, segundo medições do IERS
22/07/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Nesta terça-feira (22), a Terra vai completar sua rotação 1,34 milissegundos mais rápido que o normal, reduzindo ligeiramente a duração do dia. Embora imperceptível para a maioria das pessoas, o fenômeno torna a data uma das mais curtas já registradas desde o início dos monitoramentos modernos.
O dado foi divulgado pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) e confirmado por especialistas ouvidos pela BBC. O registro é feito por meio de relógios atômicos de alta precisão, que acompanham pequenas variações no giro do planeta.
A rotação da Terra pode variar devido a uma combinação de fatores naturais:
Freio de maré: A atração gravitacional da Lua deforma a Terra e, ao longo de milhões de anos, tende a desacelerar a rotação.
Mudanças no campo gravitacional
Eventos atmosféricos extremos
Atividade sísmica
Influência gravitacional de corpos celestes, como o próprio Sol e a Lua
Curiosamente, nos últimos anos a tendência tem sido oposta ao esperado: a Terra está girando mais rapidamente. O dia mais curto da história ocorreu em 5 de julho de 2024, com a rotação finalizada 1,66 milissegundos antes das 24h exatas. No último 9 de julho, a diferença foi de 1,36 milissegundos.
Embora 1 milissegundo represente apenas um milésimo de segundo, essas medições têm grande valor científico. Elas permitem:
Estudos sobre a dinâmica interna da Terra
Ajustes no tempo civil, como adição ou remoção de segundos intercalares
Sincronização de sistemas de navegação por satélite (GPS) e telecomunicações
Há cerca de 250 milhões de anos, quando os dinossauros dominavam o planeta, um dia tinha cerca de 23 horas. Isso comprova que a rotação da Terra está em constante transformação, seja por aceleração ou desaceleração natural ao longo do tempo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara aprova aumento da prisão temporária de 5 para 15 dias e endurece regras para uso de tornozeleira eletrônica
Leia Mais
Governo tenta reconstruir pontes: Gleisi Hoffmann se reúne com Hugo Motta em meio à pior crise recente entre Planalto e Câmara
Leia Mais
Lula defende redução da jornada de trabalho e isenção total da PLR durante evento no Planalto
Leia Mais
Anvisa aprova primeira vacina 100% brasileira contra a dengue; imunizante será exclusivo do SUS a partir de 2026
Municípios