Política / Partidos
Após encontro com PSD de Kassab, Lula busca aproximação com Republicanos de Hugo Motta
Presidente já se reuniu com líderes de PSB, União Brasil e MDB para reforçar articulação política antes de 2026
09/08/2025
09:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um novo movimento de articulação política no Congresso. Após receber Gilberto Kassab e lideranças do PSD para um almoço no Palácio da Alvorada na última quinta-feira (7/8), o petista agora mira o Republicanos, partido presidido pela Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB).
Segundo apuração, Lula deve se reunir nos próximos dias com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, com o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e com o próprio Hugo Motta. O objetivo é ampliar o diálogo com legendas que ocupam espaço na Esplanada e garantir apoio em votações estratégicas.
No almoço com Kassab e outros caciques tucanos, Lula ouviu do presidente do PSD que a sigla terá candidato próprio à Presidência em 2026. Kassab citou o governador do Paraná, Ratinho Júnior, como presidenciável, mas não mencionou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recém-filiado ao partido e também interessado na disputa.
Antes de se voltar ao Republicanos, Lula já havia conversado com líderes de quatro partidos que possuem ministérios no governo:
PSB – encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin e lideranças da legenda.
União Brasil – reunião em 29 de julho com os ministros Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações). O presidente cobrou mais fidelidade no Congresso.
MDB – reunião no mesmo dia, em tom mais ameno, com ministros e dirigentes do partido.
PSD – almoço no Alvorada para tratar de alianças e ouvir projeções sobre 2026.
Com a rodada de encontros, Lula busca consolidar uma base mais estável no Legislativo e, ao mesmo tempo, mapear o cenário político para sua provável candidatura à reeleição.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo Trump acusa Lula e Moraes de censura e aponta deterioração dos direitos humanos no Brasil
Leia Mais
Motta adia discussão sobre fim do foro privilegiado; Centrão e oposição articulam mudanças que ampliam proteção a parlamentares
Leia Mais
Diretor da Fast Shop é preso em operação contra esquema bilionário de corrupção em SP
Leia Mais
Bolsonaro pede autorização ao STF para exames médicos em hospital de Brasília
Municípios