Política Internacional
Lula e Putin discutem paz entre Rússia e Ucrânia e reforçam cooperação Brasil-Rússia no BRICS
Líderes conversaram por 40 minutos; Putin agradeceu empenho do Brasil em busca de solução pacífica para o conflito e elogiou resultados da Cúpula do BRICS no Rio
09/08/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã deste sábado (9), um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar de temas internacionais e da relação bilateral entre Brasil e Rússia. A conversa, que durou cerca de 40 minutos, teve como foco os esforços de paz no conflito entre Rússia e Ucrânia e a ampliação da cooperação no âmbito do BRICS.
Durante a ligação, Putin compartilhou detalhes das discussões em curso com os Estados Unidos e atualizou Lula sobre as iniciativas mais recentes voltadas à busca de uma solução pacífica para a guerra. O líder russo agradeceu o empenho e o interesse do Brasil no tema.
Lula reafirmou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e está à disposição para colaborar no que for necessário, inclusive no Grupo de Amigos da Paz, criado por iniciativa conjunta de Brasil e China.
“O Brasil sempre estará ao lado do diálogo e da solução pacífica. Nosso governo está pronto para contribuir no que for preciso”, destacou Lula durante a conversa.
Os presidentes também debateram o atual cenário político e econômico internacional, ressaltando a importância da cooperação entre Brasil e Rússia no bloco formado ainda por China, Índia e África do Sul.
Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de chefes de Estado e de Governo das 11 economias emergentes que compõem o grupo.
Na esfera bilateral, Lula e Putin reforçaram a intenção de organizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, mecanismo que reúne autoridades dos dois países para tratar de comércio, investimentos, ciência, tecnologia e outros temas estratégicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado, 9 de agosto, telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação, que durou cerca de 40 minutos, o presidente Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema. O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China.
Os presidentes também discutiram o atual cenário político e econômico internacional. Falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do BRICS. O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo Trump acusa Lula e Moraes de censura e aponta deterioração dos direitos humanos no Brasil
Leia Mais
Motta adia discussão sobre fim do foro privilegiado; Centrão e oposição articulam mudanças que ampliam proteção a parlamentares
Leia Mais
Diretor da Fast Shop é preso em operação contra esquema bilionário de corrupção em SP
Leia Mais
Bolsonaro pede autorização ao STF para exames médicos em hospital de Brasília
Municípios