Palmas (TO), Sábado, 16 de Agosto de 2025

Política Internacional

Trump sobre Putin: “Sou presidente e ele não vai me enganar”

Líder dos EUA sugere encontro tripartite com Zelensky e possível participação de líderes europeus após cúpula no Alasca

15/08/2025

10:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (14) que pretende realizar um segundo encontro com o presidente russo Vladimir Putin, desta vez com a participação do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e, “talvez”, de líderes europeus. A declaração foi feita na Casa Branca, um dia antes da cúpula bilateral com Putin, marcada para esta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca.

Trump disse acreditar que Putin quer chegar a um acordo e reafirmou que não será enganado pelo líder russo:

“Acho que se eu não fosse presidente, ele tomaria conta de toda a Ucrânia... Mas eu sou presidente, e ele não vai me enganar.”

Expectativas para o encontro no Alasca

  • O foco será nas possibilidades de paz na Ucrânia.

  • Zelensky não participará desta primeira reunião.

  • Conselheiros da Casa Branca veem como sucesso inicial a obtenção de um compromisso de cessar-fogo incondicional por parte de Putin, antes das negociações tripartites.

  • Trump estima em 25% o risco de fracasso da conversa.

Segundo o New York Post, entre as exigências de Putin para um armistício estaria o reconhecimento por EUA e Ucrânia das províncias de Donetsk e Lugansk como território russo — mesmo com Moscou não controlando cerca de 30% dessas áreas atualmente.

Possível segundo encontro

Trump considera que a reunião trilateral, com Putin e Zelensky, seria “muito importante” para buscar concessões mútuas sobre fronteiras e territórios.

“Não quero usar o termo ‘dividir as coisas’, mas, de certa forma, não é um termo mau”, disse o presidente norte-americano, indicando abertura para negociações territoriais.

Posição de Putin

Putin agradeceu os “esforços enérgicos e sinceros” de Trump para encerrar o conflito e indicou que pretende incluir na pauta do Alasca um possível acordo de controle de armas estratégicas nucleares, referente ao tratado START III, que expira em 2026.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: