Política Internacional
Assembleia-Geral da ONU: Lula abre discursos nesta terça-feira e Trump fala em seguida
Sessão em Nova York reúne mais de 30 líderes mundiais; tradição entre Brasil e EUA se mantém desde 1955
23/09/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) começa nesta terça-feira (23), em Nova York, com discursos de líderes de todo o mundo. Como manda a tradição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o primeiro chefe de Estado a falar na tribuna. Em seguida, discursará o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçando a ordem histórica que se repete desde 1955, com raras exceções.
A sessão está prevista para começar às 10h (horário de Brasília) e terá a abertura oficial com as falas do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da Assembleia-Geral, Annalena Baerbock.
Manhã: Brasil, EUA, Indonésia, Turquia, Peru, Jordânia, Coreia do Sul, Qatar, Portugal, Uruguai, Egito, África do Sul, entre outros.
Tarde: França, Chile, México, Vietnã, Angola, Marrocos, Iraque, Finlândia e demais países.
O discurso de Lula é aguardado com expectativa, especialmente por tratar de temas como defesa da democracia, meio ambiente, combate à fome e regulação de plataformas digitais. Já Trump, em seu retorno ao comando dos EUA, deve adotar tom crítico a organismos multilaterais e defender sua política externa de viés nacionalista, em meio a tensões com o Brasil após a condenação de Jair Bolsonaro pelo STF.
Com a presença de mais de 30 líderes mundiais, o encontro deste ano ganha peso simbólico diante das disputas geopolíticas atuais e das diferentes agendas sobre segurança global, comércio e mudanças climáticas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes envia a Fachin pedido de investigação contra Jair e Flávio no caso Dark Horse
Leia Mais
Procuradoria defende derrubar decisão que suspendeu pesquisa sobre Flávio Bolsonaro
Leia Mais
Defesa de Jaques Wagner vai ao STF para tentar anular busca contra senador
Leia Mais
OAB-SP pede que Deolane seja transferida para Sala de Estado-Maior
Municípios