Política Internacional
Lula se reúne com Zelensky em NY, diz não ver saída militar e defende criação do “Clube da Paz”
Presidente brasileiro reiterou condenação à invasão russa e propôs mediação por países neutros; encontro ocorreu às margens da Assembleia Geral da ONU
24/09/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (24), em Nova York, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em um encontro paralelo à Assembleia Geral da ONU. A reunião repetiu a agenda de 2023, quando ambos também se encontraram nos Estados Unidos.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula reafirmou que não vê possibilidade de solução militar para o conflito entre Rússia e Ucrânia, em curso há três anos e meio, e defendeu avanços nas tentativas de diálogo. O presidente voltou a apresentar sua proposta de criação do “Clube da Paz”, formado por países neutros que poderiam atuar como mediadores entre Kiev e Moscou.
Zelensky, por sua vez, agradeceu o apoio brasileiro e atualizou Lula sobre os últimos movimentos no campo de batalha. O encontro durou cerca de 40 minutos e, após a conversa, Lula não falou com a imprensa.
Na abertura da Assembleia Geral, na terça-feira (23), Lula defendeu uma “solução realista por meio da negociação”, mas não especificou se isso incluiria a cessão de territórios ucranianos à Rússia — hipótese rejeitada publicamente por Zelensky.
O Brasil mantém posição de condenar a invasão russa, mas evita alinhar-se a medidas unilaterais dos Estados Unidos e da União Europeia. Essa postura já motivou críticas do presidente ucraniano, que cobra de Brasília um posicionamento mais firme contra Moscou.
Zelensky também se reuniu com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e com o presidente dos EUA, Donald Trump. Até recentemente, Trump defendia que a Ucrânia cedesse territórios ocupados, mas após o encontro afirmou acreditar que, com apoio europeu, Kiev pode “reconquistar toda a Ucrânia em sua forma original”, chamando a Rússia de “tigre de papel”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia endurece metas de colesterol e cria categoria de risco extremo
Leia Mais
Após protestos, CCJ do Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade
Leia Mais
Após protestos, CCJ do Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade
Leia Mais
Paulinho da Força admite que PL da Dosimetria reduzirá pena de Bolsonaro
Municípios