Política / Justiça
Gilmar Mendes chora ao elogiar gestão de Barroso no STF: “Período complexo da democracia”
Decano destacou julgamento da trama golpista e exaltou papel de Alexandre de Moraes; Fachin e Moraes assumem presidência e vice na próxima semana
25/09/2025
18:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), se emocionou nesta quinta-feira (25) ao prestar homenagem a Luís Roberto Barroso, que presidiu sua última sessão à frente da Corte. Em discurso marcado por lágrimas, Gilmar ressaltou que o período da gestão de Barroso foi “um dos mais complexos da trajetória institucional do STF e da democracia brasileira”.
Gilmar relembrou o julgamento da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, classificando-o como um momento histórico:
“A presidência de Vossa Excelência entra para a história como a primeira vez em que um chefe de Estado, ao lado de militares de alta patente, é condenado por golpe ou tentativa de golpe de Estado no Brasil. Trata-se de um evento raríssimo também em termos mundiais.”
Segundo o decano, Barroso conduziu o tribunal em meio a uma ofensiva sem precedentes contra a Justiça brasileira:
“Foi uma situação insólita, que exigiu coragem, equilíbrio e serenidade. Vossa Excelência soube responder a essas investidas com firmeza inabalável, mas também com elegância, cordialidade e urbanidade, que sempre pautaram sua vida pública.”
Gilmar Mendes também fez questão de reconhecer a atuação do ministro Alexandre de Moraes, que assume a vice-presidência do STF:
“Sem exagero, acho, quase ou verdadeiramente heroico, o papel desempenhado pelo ministro Alexandre de Moraes.”
Na segunda-feira (29), o STF dará posse a Edson Fachin como novo presidente e a Alexandre de Moraes como vice-presidente, em substituição a Barroso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hugo Motta diz que diálogo volta a ocupar relação entre Brasil e EUA
Leia Mais
Reunião entre Lula e Trump marca retomada das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos
Leia Mais
Lula convida presidente da Fifa para conhecer Universidade do Esporte no Brasil
Leia Mais
Reunião entre Lula e Trump: entenda o que foi discutido e quais são os próximos passos
Municípios