Os equipamentos fixos foram retirados no último dia 26 de junho. Ponte chegou a ficar interditada para análise da estrutura.
|
Novos limitadores de altura são móveis, segundo a Ageto — Foto: Divulgação/Ageto |
Agência Tocantinense de Obras (Ageto) instalou na tarde desta sexta-feira (5) novos limitadores de altura na ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional. Os equipamentos são móveis, diferentes do modelo anterior. A mudança foi feita após um caminhão do Corpo de Bombeiros não conseguir passar pela ponte para apagar um incêndio e ter que esperar por mais de meia-hora pela balsa.
As restrições para a circulação de veículos pesados segue em vigor na ponte. Quem for flagrado desrespeitando a regra pode pagar multa de R$ 130,16 e a infração é considerada média. A fiscalização é feita pela Polícia Militar e por agentes da própria Ageto.
Os novos limitadores podem ser abertos para permitir a passagem dos veículos com uma chave que vai ficar no quartel do Corpo de Bombeiros. A passagem só poderá ser aberta para veículos de emergência, como ambulâncias e caminhões dos Bombeiros. Os veículos de carga, ônibus e vans devem continuar usando a balsa.
|
O antigo modelo dos limitadores de altura era fixo — Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins |
A interdição
Os limitadores foram instalados após a ponte ficar quatro meses interditada para avaliação da estrutura. Laudos parciais apontavam que havia danos nos pilares de sustentação da estrutura e que a ela poderia desabar, mas a avaliação do Governo foi de que era possível utilizar a ponte com algumas restrições.
A ponte recebeu uma reforma antes de ser reaberta, mas o serviço foi alvo de criticas de engenheiros e do próprio Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Atualmente, apenas veículos leves e de emergência podem passar pela ponte.
Por G1 Tocantins
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.