Palmas (TO), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Gestores da regional de Araguaína debatem ações para implementar a nova Base Nacional Comum Curricular

24/04/2019

11:15

TOCANEWS

Cerca de 200 profissionais das unidades escolares da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína participam de ciclo de formação sobre a nova Base Curricular Nacional (BNCC)

Cerca de 200 gestores de unidades escolares da DRE de Araguaína discutem a nova BNCC

Cerca de 200 gestores das unidades escolares da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína participam da 1ª Etapa de Formação Continuada 2019, que ocorrerá do dia 24 de abril a 09 de junho. A formação tem como objetivo preparar as equipes gestoras das escolas para realizarem a formação continuada dos professores tendo em vista a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A expectativa é que os profissionais se aproximem do texto homologado, por meio de apresentações, atividades e dinâmicas. Ao mesmo tempo, o evento busca o engajamento para o processo de implementação do novo modelo de ensino que se inicia.

De acordo com a diretora regional de Educação de Araguaína, Ana Cláudia Martins, as reuniões fazem parte do processo de familiarização dos profissionais com o novo documento da educação. “Estamos trabalhando dentro do nosso calendário de formação das equipes gestoras das unidades de ensino a nova BNCC para que, a partir de 2020, possa ser uma realidade em nossas escolas. A ideia é que os gestores sejam multiplicadores entre os professores”, ressaltou.

As equipes serão divididas em turmas de aproximadamente 30 pessoas, sendo que cada turma participará de dois dias de formações. Além de trabalhar a BNCC, as equipes desenvolverão atividades de gestão, incluindo a elaboração de Planejamento Pedagógico, de acordo com os documentos balizadores e orientadores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

A Base

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os ensinos infantil e fundamental, foi aprovada em dezembro de 2017 já para o ensino médio, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o documento em dezembro de 2018. A BNCC vai nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino nos estados brasileiros, bem como as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas.

O documento estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se esperam que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Ainda há uma orientação dos princípios éticos, políticos e estéticos, traçados pelas diretrizes curriculares nacionais da Educação Básica. A previsão é que as mudanças estejam em vigor no início do ano letivo de 2022.

Durante reunião, os profissionais irão elaborar Projetos Pedagógicos de acordo com os novos documentos balizadores da educação

Por: Cláudio Paixão


Imprimir

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: