Escolas municipais e empresa privada estão inclusas na programação que leva os participantes a rever conceitos e avaliar as práticas de uso desse recurso natural
|
©DIVULGAÇÃO |
A abertura do ciclo de palestras foi no último dia 12, em uma transportadora; hoje, às 9 e às 15 horas, a palestra será ministrada na Escola Municipal Dr. César Belmino Evangelista, no setor Tereza Hilário Ribeiro
No mês em que se comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizam um ciclo de palestras sobre a preservação e uso consciente desse recurso natural indispensável para a vida na Terra.
“A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos, principalmente na agricultura. Desmatamentos e queimadas também são problemas que fazem com que o solo se torne pobre e sem nutrientes”, explicou o educador ambiental Edilmo Azevedo.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 33% dos solos do mundo estão degradados por erosão, salinização compactação, acidificação e contaminação. Os solos degradados captam menos carbono da atmosfera, interferindo nas mudanças climáticas
Próximas ações
Os próximos a receberem a equipe de palestrantes serão os alunos da Escola Municipal Dr. César Belmino Evangelista, no setor Tereza Hilário Ribeiro, hoje, às 9 e às 15 horas.
Na terça-feira, 23, será a vez da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no setor Costa Esmeralda, às 16 horas. Fechando o ciclo de palestras, no dia 30 às 16 horas, alunos e a comunidade do setor Tereza Hilário Ribeiro participarão da confecção de uma horta orgânica, com reaproveitamento de pneus inservíveis, na Escola Municipal César Belmino Evangelista.
Palestras e colaboração
Abrindo o ciclo de palestras, no último dia 12, as equipes levaram a apresentação a uma empresa do setor de transportes. Mais de 70 colaboradores se dividiram em duas turmas para participar da programação. “A empresa nos contatou e solicitou este treinamento. Outras empresas que tenham interesse também podem fazer sua solicitação”, comentou o técnico.
No dia 15, foi a vez da Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro, no Setor Raizal. Os estudantes dos dois turnos puderam assistir à palestra e entender a importância da colaboração de cada um no processo de conservação e uso consciente do solo.
Programação
Dia 22 (segunda-feira)
9h e 15h – Palestra sobre conservação do solo (Escola Municipal Dr. César Belmino Evangelista, no Setor Tereza Hilário Ribeiro).
Dia 23 (terça-feira)
16h - Palestra sobre conservação do solo (Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda).
Dia 30 (terça-feira)
16h – Confecção de horta orgânica com reaproveitamento de pneus (Escola Municipal César Belmino Evangelista, no Setor Tereza Hilário Ribeiro).
|
©DIVULGAÇÃO |
SECOM
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.