Sicteg inicia com Workshop sobre Inovação em Gestão Pública
Com transmissão online, discussões buscam impulsionar o desenvolvimento do Tocantins
21/10/2021
09:00
Com máximo aproveitamento dos três dias de programação, a 7ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg começou ontem (20) e segue até sexta-feira (22). Na tarde do primeiro dia, com o Workshop Sistema Regional de Inovação e Gestão Pública, participaram diversos representantes dos três segmentos que integram a Semana, governo, academia e empresas.
O Programa Inova Gurupi, segmento municipal, é responsável pela Sicteg. A diretora do Programa, Adriana Terra, menciona a relevância do evento. “A Sicteg objetiva popularizar a ciência, para que a comunidade conheça as ações de base científica e tecnológica que realizamos. Teremos discussões sobre ferramentas de desenvolvimento regional, empreendedorismo e inovação, além de todas as outras programações, divididas por área na plataforma do evento”, explicou.
A prefeita Josi Nunes ressaltou o propósito integrativo da Semana. “Nosso objetivo é de integrar os participantes dos três segmentos para que pensemos em políticas públicas, produtos, serviços, ou seja, geração de conhecimento, sendo transformados em ferramentas de cada gestão”, enfatizou.
O workshop visa discutir temáticas voltadas ao segmento governamental e apresentar, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT, um edital no valor de um milhão de reais para o financiamento de uma carteira de projetos do Centros de Desenvolvimento Regional do Sul do estado - CDR, que é o 6º do Brasil. “Além disso, receberemos R$500.000,00 para custear mais três CDR’s, de modo que o Tocantins será o primeiro estado do Brasil a ter uma Rede de Centros de Desenvolvimento Regional financiada pelo Governo do Estado”, afirmou.
Assim como no ano passado, a 7ª Sicteg ocorre em formato online em razão da pandemia, mas permanece a sequência de instituições anfitriãs do evento. Em 2021, foi a vez do Instituto Federal do Tocantins – IFTO Campus Gurupi sediar a Semana Integrada. O diretor do Campus, professor Marcelo Terra, descreve a recepção como o início de mais um ciclo, já que é a terceira vez que o IFTO sedia o evento. “O mundo em que vivemos hoje, não tem outro caminho a seguir. Temos que usar a tecnologia a favor da sustentabilidade. A academia é o lugar certo para essas discussões, pois é de onde surgem as ideias e experiências para que tudo aconteça”, destacou.
Sobre a Sicteg
Tendo como temática deste ano "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", o evento gratuito é uma ação feita em conjunto à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. A programação é possibilitada pela integração entre governo, academia e empresas, com o objetivo de popularizar a Ciência por toda a região tocantinense.
Coordenada pelo Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi, a Sicteg recebe ainda a colaboração do Governo Federal/ Estadual, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.
Todas as informações sobre a 7ª Sicteg, bem como o acesso ao evento podem ser encontrados por meio do endereço https://sicteg.4.events/#/.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pesquisa CNT/MDA: maioria dos brasileiros considera justa a condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe
Leia Mais
Lavar ovos antes de guardar pode aumentar risco de contaminação, alertam especialistas
Leia Mais
Lula promete blindar pequenos produtores da Amazônia contra tarifa de Trump
Leia Mais
Trama golpista: STF retoma julgamento de Bolsonaro e réus com expectativa de votos de Moraes e Dino
Municípios