Representantes do CNJ são recebidas pelo presidente João Rigo; pauta busca avançar em programas no Estado
23/03/2022
17:35
ASSECOM
©Rondinelli Ribeiro
O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (23/3), a visita do juiz José Ribamar Mendes Júnior, titular da Justiça Militar e Custódia em Palmas no TJTO (Gabinete 03); da consultora em Audiência de Custódia, designada pelo Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para atuar no Estado do Tocantins, Denise Costa; e Regina Lopes, coordenadora estadual do Fazendo Justiça/CNJ no Tocantins. O encontro também contou com as presenças do diretor-geral do TJTO, Jonas Demóstene Ramos; e da chefe de gabinete da Presidência, Kênia Cristina de Oliveira.
A ocasião serviu para a apresentação das representantes do CNJ à Presidência do TJTO, com o objetivo de estreitar os laços entre a Corte e o Conselho. Na pauta, aliar as ações do Fazendo Justiça com o Justiça para Todos, programa do Tribunal de Justiça do Tocantins e marca maior da gestão do presidente João Rigo, para que possam estar na centralidade das ações do Tribunal, via Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), que tem como coordenador o juiz Jordan Jardim.
Pauta humanizada
“É uma grande satisfação recebê-los. Adianto que é de muito interesse deste Tribunal desenvolver todas essas pautas juntamente com o CNJ, principalmente porque são programas que garantem a presença do Judiciário de forma humanizada em todas as suas ações”, disse o desembargador João Rigo. Uma nova reunião será agendada para avançar nas proposituras.
“O desembargador (João Rigo), como é do conhecimento dos jurisdicionados e de todos, desenvolve o programa Justiça pra Todos. E o objetivo é, naturalmente, além da jurisdição, levar inclusão social. Hoje nós tivemos a oportunidade de receber aqui as representantes do CNJ. Então é uma forma de o Tribunal demonstrar o cuidado, o zelo e a humanidade que nós temos para tratar dos vulneráveis e, com delicadeza, o tema sistema penitenciário”, avaliou o diretor-geral Jonas Demóstene.
Impressões
“Esse encontro representa muito porque, até então, nós não tínhamos a audiência de custódia totalmente sistematizada com a presidência do tribunal, apenas com o tribunal. E ao sermos recebido pelo presidente, ele nos dará suporte, principalmente ao GMF para que ele possa cumprir o seu desiderato junto ao Tocantins. Não só na Comarca de Palmas, mas em todas as comarcas do Estado. E o que é mais importante: linkar o Tribunal de Justiça, através da sua presidência, ao Conselho Nacional de Justiça”, disse o juiz José Ribamar Júnior.
“As expectativas são as melhores. Eu estou aqui para servir ao Tocantins nas audiências de custódia, através do Fazendo Justiça, visando à qualificação da porta de entrada, da urgência de custódia no sistema carcerário, para fortalecer o acolhimento à pessoa custodiada, a proteção social, colher dados, os processos das instituições, com vistas a que isso se traduza em boas práticas e torne o Estado do Tocantins uma referência no atendimento à pessoa custodiada”, avaliou a consultora Denise Costa.
Articulação
Para a coordenadora Regina Lopes, que agradeceu a recepção do presidente, a presença do CNJ no Tocantins vai “permitir uma articulação com outras áreas do Executivo como a Seciju, trabalho e renda, educação, potencialização para as pessoas egressas; então é muito importante essa recepção do Tribunal e da sua Presidência para que a gente, através do GMF aqui do Tocantins, desenvolva um excelente trabalho. E a nossa perspectiva é de alto nível de alcance. A gente busca sempre o êxito e a efetividade de uma cidadania inclusiva”, destacou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios