TJTO
Tribunal de Justiça avança na elaboração do Plano de Transformação Digital do Poder Judiciário
17/05/2022
17:15
ASSECOM
RAMIRO BAVIER
©Rondinelli Ribeiro
O Grupo de Trabalho Multidisciplinar para diagnóstico e elaboração do Plano de Transformação Digital (PTD) do Poder Judiciário do Tocantins reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (16/5), na sede do Tribunal de Justiça, para debater sobre a proposta de criação do plano de transformação digital do TJTO. A reunião foi conduzida pela presidente do GT, desembargadora Jacqueline Adorno.
Na pauta do encontro, as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o PTD e guia de criação; formulário de levantamento de ações e serviços que podem ser transformados; proposta de minuta a ser deliberada com ações que já são realizadas; sugestão de criação de link junto ao sítio eletrônico da Ouvidoria para recebimento de sugestões de serviços digitais da sociedade; bem como a adoção de ferramentas para comunicação na realização dos trabalhos.
Qualidade e economicidade
Segundo a desembargadora Jacqueline Adorno, o PTD tem como fundamento o de “prestar um serviço de melhor qualidade e diminuir custos, facilitando o trabalho interno e melhorando a comunicação com o usuário”.
“O plano de transformação digital é mais uma estratégia inovadora do Tribunal para alcançarmos excelência diante dos avanços tecnológicos, para cada vez mais prestarmos um serviço de qualidade aos jurisdicionados”, avaliou o juiz auxiliar da Presidência Manuel de Faria Reis Neto.
Conforme o Diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Ernandes Rodrigues da Silva, “a transformação digital consiste em um movimento da sociedade, no qual os serviços ofertados por órgãos e empresas até então realizados fisicamente passem a ser realizados com a utilização de recursos de tecnologia, disruptivo aos modelos tradicionais. Deste modo, o Poder Judiciário, em sintonia com as expectativas de uma sociedade cada vez mais conectada, além de se alinhar as orientações do CNJ, passa a trabalhar para que mais serviços sejam levantados e entregues aos usuários internos e externos, com economicidade, sendo um trabalho contínuo a ser feito com a proposta de um plano de transformação digital do pode judiciário tocantinense”.
O PTD do Judiciário tocantinense está em conformidade com a Resolução 370/2021 do CNJ, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC), bem como o Indicador de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC (iGovTIC-JUD). O Grupo de Trabalho foi criado pela Portaria nº 873/2022, da Presidência do TJTO.
Presenças
Também participaram da reunião o coordenador do Comitê de Governança de TIC, juiz Rodrigo da Silva Perez Araújo, o diretor da Digep, Antônio Rezende, o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), João Ornato Benigno Brito e o diretor de Comunicação, Tião Pinheiro, além de representantes da Corregedoria, Esmat e membros da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJTO.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Leia Mais
Moraes pede à PGR análise do pedido de liberação de Bolsonaro para posse de Trump
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Municípios