TJTO
Tribunal de Justiça avança na elaboração do Plano de Transformação Digital do Poder Judiciário
17/05/2022
17:15
ASSECOM
RAMIRO BAVIER
©Rondinelli Ribeiro
O Grupo de Trabalho Multidisciplinar para diagnóstico e elaboração do Plano de Transformação Digital (PTD) do Poder Judiciário do Tocantins reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (16/5), na sede do Tribunal de Justiça, para debater sobre a proposta de criação do plano de transformação digital do TJTO. A reunião foi conduzida pela presidente do GT, desembargadora Jacqueline Adorno.
Na pauta do encontro, as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o PTD e guia de criação; formulário de levantamento de ações e serviços que podem ser transformados; proposta de minuta a ser deliberada com ações que já são realizadas; sugestão de criação de link junto ao sítio eletrônico da Ouvidoria para recebimento de sugestões de serviços digitais da sociedade; bem como a adoção de ferramentas para comunicação na realização dos trabalhos.
Qualidade e economicidade
Segundo a desembargadora Jacqueline Adorno, o PTD tem como fundamento o de “prestar um serviço de melhor qualidade e diminuir custos, facilitando o trabalho interno e melhorando a comunicação com o usuário”.
“O plano de transformação digital é mais uma estratégia inovadora do Tribunal para alcançarmos excelência diante dos avanços tecnológicos, para cada vez mais prestarmos um serviço de qualidade aos jurisdicionados”, avaliou o juiz auxiliar da Presidência Manuel de Faria Reis Neto.
Conforme o Diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Ernandes Rodrigues da Silva, “a transformação digital consiste em um movimento da sociedade, no qual os serviços ofertados por órgãos e empresas até então realizados fisicamente passem a ser realizados com a utilização de recursos de tecnologia, disruptivo aos modelos tradicionais. Deste modo, o Poder Judiciário, em sintonia com as expectativas de uma sociedade cada vez mais conectada, além de se alinhar as orientações do CNJ, passa a trabalhar para que mais serviços sejam levantados e entregues aos usuários internos e externos, com economicidade, sendo um trabalho contínuo a ser feito com a proposta de um plano de transformação digital do pode judiciário tocantinense”.
O PTD do Judiciário tocantinense está em conformidade com a Resolução 370/2021 do CNJ, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC), bem como o Indicador de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC (iGovTIC-JUD). O Grupo de Trabalho foi criado pela Portaria nº 873/2022, da Presidência do TJTO.
Presenças
Também participaram da reunião o coordenador do Comitê de Governança de TIC, juiz Rodrigo da Silva Perez Araújo, o diretor da Digep, Antônio Rezende, o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), João Ornato Benigno Brito e o diretor de Comunicação, Tião Pinheiro, além de representantes da Corregedoria, Esmat e membros da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJTO.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Gilmar Mendes vota pela inconstitucionalidade do marco temporal para terras indígenas
Leia Mais
Presidente da CCJ classifica PL da Dosimetria como “vergonha” e afirma que Senado vai barrar proposta
Leia Mais
Alcolumbre pauta PL da Dosimetria no Senado mesmo sob pressão por adiamento
Leia Mais
Ecofuturo completa 26 anos com atuação que une conservação ambiental e transformação social
Municípios