EMPREGOS
Prazo para se inscrever em processo seletivo do IBGE termina nesta segunda-feira (29)
Profissionais estão sendo contratados para trabalhar no Censo 2022, que segue até 31 de outubro. São 60 vagas para recenseador e mais duas para agente censitário.
29/08/2022
08:00
G1
Censo 2022: coleta de dados em domicílios é realizada em todo país — Foto: Divulgação/IBGE
Termina nesta segunda-feira (29) o prazo para se inscrever no processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para recenseadores e agentes censitários. Os profissionais estão sendo contratados para trabalhar no Censo 2022, que segue até 31 de outubro.
O IBGE tem encontrado dificuldade em preencher todas as vagas para os profissionais do Censo no Tocantins, principalmente para recenseadores. A contratação começou no fim de 2021, quando foram ofertadas 1.642 vagas. Desde então foram abertos editais complementares em maio, junho, julho e o último na semana passada.
Atualmente são 64 vagas para recenseador distribuídas em 43 municípios e duas vagas para o cargo de agente censitário supervisor, que vão atuar em Divinópolis e Lagoa da Confusão. Os interessados devem ir até um dos endereços apontados como postos de inscrição para fazer o cadastro.
A inscrição é gratuita e ocorrerá por meio de análise de títulos, para avaliar a formação acadêmica dos candidatos.
Salários
Para o cargo de recenseador, que são as pessoas que visitam e entrevistam os moradores durante a coleta do Censo, como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. O contrato é de cerca de três meses e ele deve trabalhar pelo menos 25 horas semanais.
Para agente censitário (ACS), o salário é de R$ 1,7 mil para 40 horas semanais. O contrato inclui auxílio alimentação, ao auxílio transporte e ao auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais. A previsão de duração do contrato é de até cinco meses.
O IBGE informou que o resultado da seleção deve ser divulgado no dia 9 de setembro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senadores de MS alertam para cenário de “perde-perde” em missão aos EUA sobre tarifa de 50%
Leia Mais
Pequenas indústrias enfrentam alerta máximo: desvalorização cambial, crédito escasso e tarifas dos EUA elevam risco de colapso
Leia Mais
Nova crise com os EUA: senadores voltam da missão diplomática sob alerta de sanções por comércio com a Rússia
Leia Mais
Sanção dos EUA a Moraes agrava crise diplomática com o Brasil, avalia Itamaraty
Municípios